terça-feira, 30 de abril de 2019

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo estará oferecendo vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para moradores do Cabo de Santo Agostinho. A inscrição será no dia 02 de maio a partir das 9h, na sede da Secretaria, localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, 594 – Centro.

Os cursos oferecidos são: assistente administrativo, eletricista industrial e mecânico de manutenção de máquinas. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e da tarde. Serão disponibilizadas 130 vagas, distribuídas entres os três cursos.

Para garantir a vaga é necessário ter mais de 18 anos e apresentar o RG, CPF, ter o ensino fundamental II completo e apresentar o comprovante de residência do município. Todos os documentos deverão ter suas devidas cópias. Para mais informações: 3521-6793 / 3521-2430.



Texto: Sidney França

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Mutirão ‘Zera Fila’ realiza mais de 300 consultas em Ponte dos Carvalhos

A Prefeitura do Cabo promoveu neste sábado (27/04), o mutirão “Zera Fila” na Policlínica Dr. Jamací Medeiros, em Ponte dos Carvalhos. A iniciativa que visa agilizar e até zerar a fila de espera para atendimentos com demanda reprimida, realizou mais de 300 consultas para pacientes das Unidades de Saúde da Família (USF) de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha.

A ação contou com o atendimento médico de neurologistas, reumatologistas, dentistas
, endocrinologistas e nutricionistas. Os especialistas ofertaram consultas de acordo com suas respectivas especialidades, acompanhamentos, encaminhamentos e diagnósticos clínicos mediante aos resultados de exames apresentados durante a consulta.

Já os serviços de odontologia incluíram limpeza, restauração, extração e obturação. Além desses serviços, foram realizados 50 exames laboratoriais de urina e sangue.

A alegria também tomou conta de quem, por meses, esperava por atendimento de especialistas, como Neusa Maria de Lima, 71 anos, que foi atendida pelo endocrinologista. ” Estou muito feliz por esse mutirão ter vindo para nossa comunidade trazendo melhorias para a saúde e atendendo nosso bairro”, ressaltou.

Segundo o Prefeito em exercício, Keko do Armazém, a ação prosseguirá no mês de maio em outros bairros do município. ” Este é nosso segundo mutirão e daremos
continuidade ao serviço”, disse. O próximo mutirão acontecerá no dia (18/05), na Charneca. “Entendemos a necessidade da população por serviços na área da saúde e por isso está sendo o nosso maior investimento”, finalizou.



Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa

Lançamento de livro marca os 78 anos da Biblioteca Joaquim Nabuco

Conhecida pelos cabenses há mais de meio século, a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco comemorou na última sexta-feira (26/04), seu septuagésimo oitavo aniversário. E para marcar as celebrações, a equipe da biblioteca montou a festividade com apresentação do coral do Caboprev, lançamento do livro “Ensaio sobre uma canção árida” e sarau com poetas locais.

Foi um final de tarde poético para os munícipes que compareceram na festa dos 78 anos da Joaquim Nabuco. Por volta das
16h, a coordenadora da Biblioteca, Erenir Paixão, deu às boas-vindas ao público e agradeceu a presença de todos. A secretária de Educação, Sueli Nunes, esteve representada na pessoa da gerente da Coordenação de Gestão Democrática, Flávia Nascimento, que lembrou da importância da atuação da Biblioteca Joaquim Nabuco. “Esse espaço vai além da ligação com a educação. É grandioso em conhecimento, educação e carinho. Biblioteca não é apenas parede e livro”, disse.

Em seguida, o escritor Natanael Lima Jr pode apresentar sua mais nova obra, “Ensaio sobre uma canção árida”, que traz poemas de forma apartidária sobre o cenário político e social do país. “Aqui sou apenas mais um integrante da programação da festa, por isso cumprimento todos que estão presentes. Pesquisei e pensei bastante sobre a matéria- prima do livro, que é a palavra. A inspiração veio através da situação em que se encontra o Brasil”, contou.

Para quem deseja visitar o local, a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco está situada na avenida Historiador Pereira da Costa, nº 769, Centro. E funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.



Texto: Luana Oliveira
Fotos: João Barbosa

Profissionais da rede de saúde mental participam de oficina

Profissionais da Rede de Saúde Mental e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Cabo, participaram de Oficina de Preceptoria facilitada pela Universidade de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (26/04). O Cabo de Santo Agostinho apresenta-se como campo de prática para Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UPE, como área de atuação para os residentes. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal – CAM 2 – PE 60.

Para Bernadete Antunes, coordenadora da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da UPE, a parceria traz mais qualificação na perspectiva de aproximar a prática profissional à universidade. “ Essa formação tem uma importância muito grande no processo de formação para garantir a qualidade na residência, além de representar uma contribuição entre a academia e saúde municipal”, concluiu.

A residência é um programa da universidade onde profissionais em formação especializada, neste caso  em saúde mental, atuam  nos serviços como campo de prática e formação . “A oficina representa uma oportunidade de formação dos nossos profissionais para melhor acompanhar os residentes que atuam na rede de saúde do Cabo.
É muito gratificante contribuir para o aprimoramento profissional e dessa forma uma melhor assistência aos usuários que usufruem dos serviços municipais”, disse Daniele Moura, coordenadora de Saúde Mental do Cabo.

Cerca de 20 profissionais atuam como preceptores no desenvolvimento da Residência Multiprofissional em Saúde Mental   atuam na rede de saúde mental do Cabo de Santo Agostinho. O município conta com três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS Infantil Ciranda de Vida; CAPS AD e CAPS Estação Cidadania e duas equipes do NASF que estão sendo campo de prática especializada  para os novos profissionais em formação pela UPE.
Preceptores –  É o responsável na área médica por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes.


Texto: Natália Andrade
Foto: João Barbosa

Representantes do Conselho de Alimentação Escolar tomam posse

Os representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar tomaram posse na última sexta-feira (26/040. O conselho tem como papel principal, fiscalizar e orientar na aquisição, armazenamento, preparo e distribuição de alimentos aos alunos das escolas municipais.

Ao todo, quatro segmentos estão sendo representados dentro do Conselho: técnico da Secretaria Municipal de Educação, professor da rede, pai/mãe de aluno e representante da sociedade civil. Estas pessoas têm entre suas funções acompanhar a aplicação de recursos federais destinados à conta do Plano Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, participar das atividades que estimulam a melhoria da relação escola-comunidade, quando referentes à merenda escolar e trabalhar nas ações para melhores condições da saúde escolar.

“Estamos buscando trazer benefícios para a população, por isso fiscalizar faz com que os envolvidos se comprometam em realizar um serviço de qualidade”, explicou a coordenadora do setor de Gestão Escolar e Gerência Democrática, Fátima Carvalho.

PNAE – É um programa idealizado pelo Ministério da Educação, que beneficia a merenda escolar. O seu objetivo é ajudar na alimentação dos alunos , contribuindo para que permaneçam na escola, e assim possam chegar em um bom desempenho acadêmico e um hábito alimentar de qualidade.


Texto: Luana Oliveira

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Prefeitura do Cabo entrega USF Charnequinha e Sapucaia reestruturado

A Unidade de Saúde da Família (USF) Charnequinha 2 e Sapucaia foi entregue à população nesta sexta-feira(26/04. O prefeito em exercício, Keko do Armazém, participou do ato juntamente com secretários municipais e comunidade. A obra foi financiada com recursos próprios.

Na unidade havia apenas um consultório. Com a ampliação, o local ganhou mais duas salas para o atendimento clínico e também odontológico. Além disso, foram instaladas novas redes elétrica e hidráulica. Outra
melhoria é a rampa de estacionamento e o paisagismo na área externa da USF, que receberá uma área com gramado. Na parte interna serão colocadas novas portas, feito o rebaixamento do teto e a pintura.

O secretário de Saúde, Dr. Zé Carlos, explicou alguns dos serviços que serão oferecidos. “Além das visitas domiciliares, os moradores terão atendimento médico, tratamento de hipertensos e diabéticos, enfermagem e odontologia. Também haverá vacinação, curativo, puericultura e citologia
oncótica”, esclareceu. Mais de 8 mil pessoas são atendidas, mensalmente, pelas duas equipes da USF que visitam os bairros de Sapucaia e Charnequinha.

Keko do Armazém enfatizou que outras ações serão realizadas para o avanço da saúde municipal. “Vamos realizar mutirões de saúde para atender as áreas descobertas. Não paramos aqui. Outras USF’s estão sendo reestruturadas, como a do Sacramento, em Pontezinha. O investimento é grande, mas é
recompensador e todo nosso trabalho está voltado para saúde e educação do nosso município”, finalizou.



Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Gilberto Crispim

Saúde promove ação alusiva ao Dia de Prevenção da Hipertensão Arterial

Nesta sexta-feira (26/04) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Para celebrar a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho reuniu profissionais da rede de atenção básica e média complexidade para uma atualização sobre os cuidados com a hipertensão. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM1) – Torrinha.

“O objetivo da ação é reforçar a importância da prevenção, detecção precoce e controle da hipertensão. Sobretudo, orientar os profissionais sobre a atualizações da doença quanto aos fatores de risco, o uso da medicação adequada, a necessidade de praticar atividade física, regularmente, e adotar uma alimentação e hábitos saudáveis”, ressaltou a superintendente de Atenção Saúde, Juliana Vieira. A capacitação foi ministrada pelo cardiologista Vanildo Guimarães, que atua na rede municipal do Cabo.

Os pacientes precisam ser avaliados e acompanhados por profissionais capacitados para oferecer o melhor tratamento, uma vez que a pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente. A Prefeitura oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Hipertensão Arterial – A ‘pressão alta’ é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Isso faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue circule corretamente no corpo.



Texto: Natália Andrade
Foto: João Barbosa

quinta-feira, 25 de abril de 2019

‘Surf Salva’ orientou comerciante sobre combate a afogamento


A Defesa Civil do Cabo em parceria com Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático- Sobrasa -, realizou o terceiro encontro do Projeto ‘Surf Salva’, na Praia de Suape, nesta quinta-feira (25/04). O objetivo é levar instruções teórica e prática a pilotos de embarcações e barraqueiros do litoral. A ação aconteceu na sede da Associação dos Passeios Turísticos de Suape.

Apesar de ser ‘Surf Salva’, como a costa da praia de Suape não é propícia ao surf, o treinamento sobre emergências aquáticas
instruiu barraqueiros e pilotos de embarcações a fazer primeiro socorros e contribuir com o trabalho do salva vidas, através de dicas e técnicas de como evitar afogamentos sem se tornar uma vítima. O coordenador da Codecipe e diretor da Sobrasa, André Ferraz, acompanhou o treinamento. “É muito importante transformar as dicas passadas aqui as vivências diárias dessas pessoas que, em sua grande maioria, circula há anos na orla. São pessoas que tem um olhar diferenciado para situações de perigo”, disse.

Além da Praia de Suape, Gaibu e Enseada dos Corais já receberam treinamento. A capacitação tem duração de seis horas e disponibiliza certificado de participação aos comerciantes. Ana Sandra de Souza Leão, gerente da Defesa Civil do Cabo, reforçou a importância de oferecer conhecimento à população para enfrentar situações difíceis. “É necessário preparar a população para combater o afogamento, realizar resgate e prevenir incidentes principalmente com crianças”, concluiu. O município conta com cerca de 40 salva-vidas em toda faixa litorânea.

Entre janeiro e março de 2019, 282 situações de afogamentos, sem vítimas fatais.  A Defesa Civil orienta a população entrar em contato com os órgãos competentes, através dos telefones: SAMU – 192; Corpo de Bombeiros – 193; Defesa Civil – 0800 281 8531 e 3521-6701.



Texto: Natália Andrade
Fotos: João Barbosa

Biblioteca Joaquim Nabuco comemora 78 anos de fundação

Instrumento importante para a cultura cabense, a Biblioteca Joaquim Nabuco comemora nesta sexta-feira (26/04) 78 anos de fundação e reservou uma programação especial para celebrar a data. Sarau e lançamento de livro são algumas atividades aberta à participação dos munícipes.

O evento começa às 16h, com o lançamento do livro “Ensaio Sobre uma Canção Árida”, do poeta Natanael Lima Júnior, que traz uma visão crítica sobre temas como violência, minoria e contextos políticos. Segundo o autor, o livro contém poemas com palavras contra as situações que assolam o país. “A obra chega como um grito contra as conjunturas do difícil cenário que se encontra o país”, disse.

Oficialmente, a biblioteca foi fundada em 17 de abril de 1941. Para Erenir Paixão, o espaço vem desenvolvendo um trabalho prazeroso e relevante para a cidade. “Temos aqui uma das entidades mais antigas do Cabo de Santo Agostinho. Buscamos realizar atividades em parceria com as escolas da cidade, como o projeto “Minha Biblioteca que Lê”, que busca incentivar a leitura nos estudantes cabenses”, contou.



Programação:

16h – Abertura

16h15 – Lançamento do Livro “Ensaio Sobre Uma Canção Árida”, do poeta Natanael Lima Júnior

17h – Sarau poético



Texto: Luana Oliveira
Foto: Léo Domingos

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Prefeitura do Cabo intensifica limpeza de canais

Com o objetivo de minimizar os efeitos causados por chuvas no período do inverno, a Prefeitura do Cabo intensificou a limpeza de canais.  Em Vila Claudete, Garapu, o serviço começou nesta terça-feira (23/04) e será executado em aproximadamente 2km de canal. Os trabalhos no local devem durar em torno de 15 dias.

As intervenções englobam a retirada de resíduo sólido do leito e limpeza nas margens dos canais, evitando assim o acúmulo de dejetos que podem prejudicar o escoamento da água e causar transtornos como alagamentos.


Para a realização dos serviços, a Secretaria de Limpeza Pública utiliza equipamentos pesados como retroescavadeiras, escavadeiras e dois caminhões caçamba para o transporte do material retirado. A limpeza dos canais também é feita manualmente pela equipe da Locar.

“Estamos intensificando a limpeza em todo o município a fim de minimizar os efeitos causados pela chuva”, ressaltou secretário Executivo de Limpeza Pública, Raimundo Sousa.

No entanto, para que o trabalho da Prefeitura tenha resultado é preciso que os moradores das proximidades dos canais colaborem com a limpeza urbana e a manutenção pública, não jogando lixo nas vias e beira de canais.

Serviço- Além do canal da Vila Claudete, outros locais do município já receberam a limpeza, como o canal do prego, em Garapu, Canal Vila Social e o da rua 24, na Charneca. Os próximos locais a receberem os serviços serão os canais central de Pontezinha e da Av. 05, em Enseadas dos Corais.




Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa

Autismo é tema de encontro no Cabo de Santo Agostinho

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a rede de saúde mental do Cabo de Santo Agostinho, através do Caps Infantil Ciranda de Vida promoveu nesta segunda e terça-feira (22 e 23/04) o III Encontro sobre Autismo com um ciclo de palestras. O encontro reuniu profissionais, pais e comunidade em geral no Centro Administrativo Municipal (CAM 1) – Torrinha, com objetivo de reforçar a discussão sobre o tema do Transtorno do Espectro Autista ( TEA) na perspectiva do fortalecimento da inclusão, respeito e empatia a esse público.

Durante o evento, diversos especialistas abordaram temas que ampliam a atuação e dinamizam o trabalho e acolhimento de crianças e adolescentes   autistas, assegurando direitos, acompanhamento especializado de saúde, educação, assistência social e, outros. A coordenadora do Caps Infantil Ciranda de Vida, Marisa Freitas, ressaltou que a participação de toda rede é fundamental para reforçar o acolhimento e assistência com qualidade ao autista. “ Discutir o tema que envolve ainda muita desinformação e preconceitos, é fundamental para gerar conhecimentos sobre tudo que envolve o tema”, finalizou.

O município dispõe de serviços na Rede de Saúde, Caps e ambulatórios especializados, para atendimento a crianças/ adolescentes autistas e seus familiares e outros transtornos mentais.



Texto: Natália Andrade
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 23 de abril de 2019

Continua campanha de vacinação contra gripe Influenza

A segunda etapa da 21ª campanha de vacinação Contra a Influenza foi liberada nesta segunda-feira, dia 22 de abril. Fazem parte dos grupos prioritários: Indivíduos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de  escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos com medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacinação desses grupos deverão ser realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF’s).  Na primeira etapa, a prioridade eram crianças de 6 meses e menores de 6 anos e, gestantes, que continuam a ser vacinadas até 31 de maio, data de encerramento da campanha. Os profissionais de saúde estarão atualizando a caderneta de vacinação com oferta das demais vacinas do calendário nacional de vacinação.

O dia D da vacinação acontece em 4 de maio, quando todas as unidades de saúde estarão de plantão para a imunização. A meta do município é vacinar, pelo menos, 90% da população alvo da campanha.


Texto: Natália Andrade
Foto: João Barbosa

Plantio de 40 mudas marca às comemorações pelo Dia Mundial da Terra

Estudantes da Escola Municipal Senador Paulo Guerra plantaram 40 mudas de árvores sombreiro, no Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalho. A ação realizada na manhã desta terça-feira (23), marcou às comemorações pelo Dia Mundial da Terra, 22 de abril.

“ É importante porque precisamos cuidar do meio ambiente. As professoras sempre nos ensinam, pois é o nosso futuro”, disse a aluna Beatriz Silva, de 8 anos.

O prefeito em exercício, Keko do Armazém, fez o plantio de uma das mudas. “Hoje foram duas ações importantes para Ponte dos Carvalhos. A primeira, é que entregamos a terceira Academia da Cidade, disponibilizando equipamentos para exercícios físicos de qualidade para à população. E agora esse ato simbólico em alusão ao Dia Mundial da Terra”, disse o Keko.

Ele destacou a participação dos alunos da rede pública nesta ação.  “O envolvimento
de crianças no plantio é uma forma de despertar a conscientização com o meio ambiente, desde cedo. Queremos que nossos munícipes desfrutem de mais qualidade de vida e bem-estar e isso é apenas o começo de mais ações que estão por vir, concluiu.



Texto: Natália Andrade
Fotos: Gilberto Crispim


Ponte dos Carvalhos recebe a terceira ‘Academia da Cidade ‘ do município

O prefeito em exercício Keko do Armazém, entregou a terceira ‘Academia da Cidade’ na manhã desta terça-feira (23). O equipamento está instalado no Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos e é destinado à prática de musculação, sem custos aos praticantes.

As aulas serão acompanhados por professores de educação física e auxiliares, de segunda à sexta- feira, das 5h às 9h e das 16h às 20h. Para realizar as inscrições é necessário preencher o formulário
disponibilizado no local, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. A nova estrutura conta com 16 maquinários de aço inox.

Além de Ponte dos Carvalhos, duas já foram inauguradas: Centro do Cabo e Cohab. A próxima comunidade beneficiada será Charneca, concluindo o projeto inicial de levar a ‘Academia da Cidade’ há quatro bairros do município.



Texto: Natália Andrade
Fotos: Gilberto Crispim

Prefeitura do Cabo abre inscrições para cursos nas áreas de elétrica e mecânica

Para os interessados em aprimorar seus conhecimentos em construção civil, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo estará abrindo inscrições de 22 a 24 de abril para os cursos de introdução a projetos elétricos e fundamentos de sistemas industriais mecânicos. Os cursos terão carga horária de 20h e ao final os participantes receberão certificado.

O curso de projetos elétricos desenvolverá temas como: previsão de carga; dimensionamento dos condutores e dispositivos de proteção e diagrama unifilar geral. Já o de sistemas industriais mecânicos irá trazer os conteúdos de: instrumentos de medição; escalas; manuais técnicos e normas aplicadas e elementos de máquinas e suas características básicas.

Para se inscrever é necessário dirigir-se à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, localizada Na Avenida Historiador Pereira da Costa, 594 – Centro (próximo à Praça da Bíblia), das 9h às 15h. É necessário ter em mãos as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, ter ensino fundamental II, comprovante residência, ser residente no município e ter mais de 16 anos.

Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Encenações da ‘Paixão de Cristo’ marcaram a Semana Santa no Cabo

A semana Santa foi celebrada no Cabo de Santo Agostinho com encenações da Paixão de Cristo em Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e na orla de Gaibu nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os espetáculos receberam apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Na sexta-feira (19) e sábado (20) a praia de Gaibu recebeu o espetáculo ‘A Força da Paixão’, na praça do calçadão. O espetáculo teve início com um cortejo que
reuniu o público e o elenco para reviver os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. A encenação contou com o envolvimento direto do público durante toda a orla que percorreu seis cenários, tendo como ápice a crucificação e a ressurreição como desfecho sobre as pedras da praia de Gaibu. Os efeitos ilusionistas de retroprojetores, fumaça, luz, som e vídeo se misturam ao cenário natural dando um realismo a mais na cena.

A emoção tomou conta de Thiago Marques,
intérprete de Jesus Cristo. “ Viver o homem que deu a sua vida para salvar a humanidade e algo inexplicável. É um sentimento que transborda e, pede a todos que façamos um pouco diariamente para levar amor ao próximo. Que esse espetáculo desperte a vontade de ser melhor, de estar mais com a família, amigos, vivenciar momentos únicos”, disse.

A Companhia Teatral Nação do Divino foi a responsável por levar emoções da Paixão de Cristo para o distrito de Ponte dos
Carvalhos. Formado por 70 integrantes que se dedicam a eventos culturais da localidade, o grupo realizou dois dias de apresentações, no loteamento Ilha. Começou a  ser encenado na década de 60.

Já em Pontezinha, a encenação aconteceu na sexta-feira (19), no Pátio da antiga fábrica de pólvoras. A encenação é produzida por 100 jovens, entre atores e equipe técnica, da Paroquia Nossa Senhora Rainha da Paz.  A equipe artística existe desde 2005 e, após uma parada, retomou
as apresentações em 2015. Além das apresentações, foi realizada uma campanha solidária para receber alimentos não perecíveis, que serão destinados para instituições de caridade na comunidade.



Texto: Natália Andrade
Fotos: Gilberto Crispim

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Novas ambulâncias e equipamentos de ginástica são entregues

O Secretaria Municipal de Saúde recebeu três novas ambulâncias UTIs.  As unidades foram entregues na tarde desta quarta-feira (17/04) pelo prefeito em exercício Keko do Armazém durante cerimônia realizada na Praça 9 de Julho, na PE-60.

A Prefeitura adquiriu um total de 9 ambulâncias com recursos próprios. As outras 6 serão entregues assim que o município receba os veículos. As UTIs móveis irão transportar pacientes encaminhados pelo Hospital Mendo Sampaio, Jamací de Medeiros, Hospital Infantil e Serviço de Pronto Atendimento – SPA – Gaibu, aos hospitais de alta complexidade do Estado.

Além das três ambulâncias, foram entregues à Secretaria de Saúde  mais quatro veículos para as equipes de saúde básica. Três automóveis servirão de suporte nas Unidades de Saúde da Família e o outro  é destinado ao transporte de exames do Laboratório Municipal.  A Secretaria de Meio Ambiente também recebeu um veículo, que será usado nas vistorias e fiscalizações das unidades de  conservação e  áreas  verdes do município.

Esses veículos compõem o projeto de estruturação das Secretarias, que visa garantir a melhoria na prestação dos serviços.  Durante o ato,  Keko do Armazém ressaltou a importância dos novos transportes para  o atendimento aos usuários da rede municipal de Saúde. “Isso demonstra  o esforço em transformar a saúde do município, que é prioridade na nossa gestão, e utilizar os recursos em benefício da população. O nosso compromisso segue firme em  fazer mais e melhor” , enfatizou Keko.

“Este é o primeiro lote de ambulância que a Prefeitura adquiriu e vem garantir melhoria na assistência à saúde. Estamos muito felizes em receber esses veículos”,  declarou a superintendente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira.

ZUMBA – Os polos de zumba e ginástica  que fazem parte do Programa Esporte e Vida, estarão recebendo 300 equipamentos nos próximos dias. Entre eles, jump, step, colchonete, bolas suíças, cones de agilidade e balança. E para celebrar a entrega feita durante o evento na Praça 9 de Julho, houve  um  aulão de aerodance e ginástica.

Os polos são localizados em diversos bairros da cidade, como Cohab, Charneca, Garapu e Ponte dos Carvalhos, e faz parte do programa Esporte e Vida, que oferta a prática de atividades físicas e esportivas para mais de 2 mil pessoas em todo o município.





Texto: Natália Andrade e Sidney França
Foto: Gilberto Crispim

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Feira de peixe vivo movimenta comércio de pescado no Mercadão do Cabo


Quem deseja comprar pescado fresco para a Semana Santa no Cabo de Santo Agostinho, pode contar com uma novidade: a primeira edição da Feira do Peixe Vivo. Os peixes vivos serão vendidos no Mercadão até esta quinta-feira (18), das 6h às 16h. De acordo com o presidente da Associação Pernambucana de Criadores de Organismos Aquáticos (APECOA), Wellington Carvalho, essa inciativa é pioneira e a expectativa é de vender 5 mil quilos de peixe nesses dois dias”, ressaltou.

Até o final da manhã desta quarta-feira (17), os piscicultores chegaram a comercializar 3,5 quilos, entre atacado e varejo. O valor médio cobrado é de R$ 10 o quilo. Entre as opções estão a tilápia, tambaqui, carpas, piaba e outros. Os peixes comercializados são cultivados na zona rural do Cabo de Santo Agostinho.

“ Oferecer o peixe fresco a população é inovador no município. Esperamos levar a feira para outros distritos também”, disse. A população acompanhou o método de abate dos animais, realizados através de choque térmico. Este procedimento garante sabor e qualidade da carne ao consumidor final.

A dona de casa, Josefa Silva, aprovou a feira. “ É sempre uma preocupação comprar peixe congelado e não ter a garantia de boa qualidade. Hoje minha compra foi bem mais rápida e com a certeza de levar à minha família um produto de boa procedência”, concluiu. Acompanhamentos para montar as receitas da época também serão comercializados nos diversos boxes espalhados ao longo do Mercadão, como hortaliças, coco, bredo, peixes congelados e crustáceos.

A feira tem por objetivo estimular o setor de piscicultura na cidade aumentando o hábito de consumo do produto. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, a feira serve para incentivar os produtores da região. “Essa ação é para incentivar e agregar valor em um produto de qualidade, oferecendo um canal para o escoamento da produção, e contato direto entre produtor e consumidor”, finalizou.



Texto: Natália Andrade/ Estagiaria Secom
Fotos: João Barbosa

Estão abertas às inscrições para eleição do Conselho Tutelar 2019

Começou nesta quarta-feira (17/04) o período de inscrição para eleição dos Conselhos Tutelares para as quatro regionais do município. A organização do pleito é responsabilidade do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCASA) do Cabo de Santo Agostinho em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Programas Sociais. Para concorrer a uma das 20 vagas é necessário registrar candidatura na sede do conselho, situada na rua Dr. Manoel Clementino Cavalcante n 159 Centro do Cabo.

Para se candidatar os interessados deverão ter idade acima de 21 anos, ser eleitor do município e estar em dia com seus direitos eleitorais, comprovar que reside no município há pelo menos 12 meses, experiência comprovada de no mínimo um ano na área da criança e do adolescente, com documentação registrada em Cartório, e possuir ensino médio completo, além de ter disponibilidade para cumprir carga horária semanal de 40 horas e atender em regime de plantão.

O período de inscrição será encerrado no dia 17 de maio, conforme estabelecido em edital. Após conclusão do período de registro da candidatura a relação aprovada pela comissão organizadora será publicada no mural na casa dos Conselhos e site oficial do município. A eleição será realizada no dia 06 de outubro, o voto é facultativo e todo processo eleitoral será acompanhado pelo Ministério Público. Confira o edital e resoluções, em nosso site.



SAIBA MAIS:

Regional 1. Compreende o Centro do Cabo, Vila da Cohab, Vila Esperança, Charneca, Pirapama e Mercês;

Regional 2. Compreende Praias e Vilas;

Regional 3. Área que corresponde a Ponte dos Carvalhos e Pontezinha;

Regional 4. Corresponde ao distrito de Jussaral e Engenhos.



Texto: Eva Pereira

Rede de Saúde Mental promoverá o III Encontro sobre Autismo

Nos dias 22 e 23 de abril, a partir das 8h, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar o III Encontro sobre Autismo. O objetivo de celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado este mês, como forma de  aprimoramento da assistência aos usuários autistas no município.

Na programação estão previstas ciclo de palestras e apresentações culturais, voltadas aos pais, usuários, profissionais da área e comunidade em geral, que poderão realizar a inscrição no local do evento. O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir.  Pode ser identificado antes do nascimento.

No Cabo de Santo Agostinho o atendimento a esse público é realizado através da rede de saúde mental, por uma equipe multidisciplinar de referência para o acolhimento e acompanhamento das crianças e adolescentes autistas. Hoje o Centro de Atenção Psicossocial acompanha cerca de 110 crianças, dentre estas 60% autista. O Caps Infantil Ciranda de Vida, fica localizado na Rua Matias de Santana, 70, Ponte dos Carvalhos e, seu atendimento acontece de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h.



Texto: Natália Andrade

terça-feira, 16 de abril de 2019

Festival da Leitura estimula na criançada, o gosto pelos livros

Esta terça-feira (16/04)  foi dia de leitura para os alunos do infantil  ao 5º ano da Escola Municipal Joaquim Nabuco,  em Engenho Massangana, zona rural do Cabo.  A Secretaria Municipal de Educação realizou o primeiro Festival de Leitura, em alusão ao Dia do Livro Infantil que é comemorado em 18 de abril.

Com doações de livros feitas pela Petrobras, o festival também contou com recital de poesias, fantasias e leitura de histórias. As crianças tiveram um momento
de aprendizagem e diversão. “Aproveitando a comemoração do Dia do Livro Infantil nós fizemos esse festival para incrementar com leitura, peças teatrais,  libras e vários tipos de apresentações, estimulando  a paixão pela leitura”, pontuou a gestora da escola, Loide Maria da Silva.

A secretária de Educação Sueli Nunes também esteve presente, prestigiando o festival e as apresentações das crianças. Ela falou sobre a importância da leitura enquanto à tecnologia está afastando as
crianças dos livros. “O contato com o livro é primordial e é necessário que as escolas busquem reviver cada vez mais esses espaços, não só junto aos professores, mas convidar outros autores para que possam somar nesse esforço em conjunto  da importância da leitura e da escrita”, pontuou Sueli.

Os pais também puderam prestigiar os filhos que se apresentavam. Bárbara, a mãe de Samuel e Mycael do 1º e 4º ano discursou sobre a importância da família na
educação dos filhos. “Nós precisamos estimular nossos filhos à leitura. Os pais que leem, os filhos também vão ter interesse na leitura. Podem tomar nossos bens materiais, mas jamais poderão tomar nosso conhecimento”, finalizou a mãe.

No final, além da entrega dos livros doados, teve homenagens aos alunos que tiraram nota máxima nos exames da escola, além de entrega de brindes para os demais alunos.


Texto: Guilherme Nascimento
Fotos: João Barbosa