quinta-feira, 25 de abril de 2019

‘Surf Salva’ orientou comerciante sobre combate a afogamento


A Defesa Civil do Cabo em parceria com Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático- Sobrasa -, realizou o terceiro encontro do Projeto ‘Surf Salva’, na Praia de Suape, nesta quinta-feira (25/04). O objetivo é levar instruções teórica e prática a pilotos de embarcações e barraqueiros do litoral. A ação aconteceu na sede da Associação dos Passeios Turísticos de Suape.

Apesar de ser ‘Surf Salva’, como a costa da praia de Suape não é propícia ao surf, o treinamento sobre emergências aquáticas
instruiu barraqueiros e pilotos de embarcações a fazer primeiro socorros e contribuir com o trabalho do salva vidas, através de dicas e técnicas de como evitar afogamentos sem se tornar uma vítima. O coordenador da Codecipe e diretor da Sobrasa, André Ferraz, acompanhou o treinamento. “É muito importante transformar as dicas passadas aqui as vivências diárias dessas pessoas que, em sua grande maioria, circula há anos na orla. São pessoas que tem um olhar diferenciado para situações de perigo”, disse.

Além da Praia de Suape, Gaibu e Enseada dos Corais já receberam treinamento. A capacitação tem duração de seis horas e disponibiliza certificado de participação aos comerciantes. Ana Sandra de Souza Leão, gerente da Defesa Civil do Cabo, reforçou a importância de oferecer conhecimento à população para enfrentar situações difíceis. “É necessário preparar a população para combater o afogamento, realizar resgate e prevenir incidentes principalmente com crianças”, concluiu. O município conta com cerca de 40 salva-vidas em toda faixa litorânea.

Entre janeiro e março de 2019, 282 situações de afogamentos, sem vítimas fatais.  A Defesa Civil orienta a população entrar em contato com os órgãos competentes, através dos telefones: SAMU – 192; Corpo de Bombeiros – 193; Defesa Civil – 0800 281 8531 e 3521-6701.



Texto: Natália Andrade
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário