A espirometria ou teste do sopro, avalia o funcionamento dos pulmões e pode detectar doenças como asmas e alergias respiratórias. O exame está sendo oferecido, regularmente, no Posto de Saúde Manoel Gomes, no Centro do Cabo, todas às sextas-feiras a partir das 7h.
De julho de 2018 a março de 2019 foram realizados 560 testes, número correspondente a alta procura do exame na rede municipal. ‘Conseguimos normalizar, disponibilizando profissionais para dar agilidade ao atendimento”, destaca a coordenadora Ambulatorial e de Assistência, Gisele Késia.
Além da diminuição no tempo de espera pela espirometria – que chegou há dois meses – a Secretaria de Saúde aumentou a capacidade de atendimento, para 100 testes mensais. “ A demanda é contínua, mas o bom é que população não só pode realizar o teste no próprio município, como passou a ter atendimento em poucos dias”, enfatiza Gisele Késia.
O agendamento é feito no Posto de Saúde Manoel Gomes, de segunda à sexta-feira, a partir das 14h. É necessário levar o encaminhamento médico, cartão do SUS e documento oficial com foto. Os resultados são entregues em sete dias.
ESPIROMETRIA :
É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, utilizando um clipe nasal para se certificar de que nenhum ar passa dentro ou fora do nariz durante o teste.
QUANDO O EXAME É SOLICITADO:
Os sintomas que podem levar um médico a pedir a espirometria são:
Tosse com ou sem produção de escarro (muco)
Falta de ar
Repuxar a pele entre as costelas durante a respiração (retrações intercostais)
Deficiência respiratória que piora com exercício ou atividade
Texto: Natália Andrade
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário