quarta-feira, 3 de abril de 2019

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com palestra

Autismo ou Transtorno de Espectro Autista – TEA é uma desordem neurobiológica que afeta habilidades de comunicação e interação do indivíduo. Para esclarecer e alertar à sociedade, a Organização das Nações Unidas – ONU estipulou 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E para contribuir na compreensão da população em relação ao espectro, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação Especial promoveu nessa terça-feira (02/04) uma palestra com o tema “Questões Sociais da Pessoa com TEA”, na Escola Doutor Paulo de Amorim Salgado.

O evento foi realizado em uma das salas da escola e contou com a presença de pais e alunos do 4º ano. A psicopedagoga Janaína Santos esteve à frente da palestra, que contou com a apresentação das práticas comuns dos autistas e suas peculiaridades. Janaína ainda respondeu dúvidas do público presente em relação ao tema. Ela explicou que é bastante importante esse tipo de atividade. “A palestra é relevante para o público porque esclarece algumas questões sobre o autismo”, disse.

Segundo o Censo Escolar 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, subiu para 105.842 o número de autistas matriculados nas redes públicas e privadas de ensino. Existe uma política nacional específica para pessoas com TEA, aprovada em 2012. Nela está a Lei Berenice Piana que explica que a pessoa com autismo tem direito ao acesso à educação.



Texto: Luana Oliveira
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário