De acordo com o médico veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária do Cabo, Geraldo Vieira, os animais estão bem e sendo muito bem tratados. “Fazemos uma avaliação periódica dos animais apreendidos, analisando a dentição, os cascos, a pelagem e se possuem algum tipo de lesão. Todos os animais estão bem e recebendo os devidos cuidados da Prefeitura do Cabo’’, diagnosticou o médico veterinário.
Lucas Alves, morador de Pirapama, foi um dos proprietários que resgatou um dos cavalos recolhidos pela Prefeitura. ‘’O animal estava no cercado, mas saiu da propriedade e fugiu. A Prefeitura do Cabo está correta em retirar os animais das ruas, pois podem provocar acidentes. Duas semanas atrás, um rapaz morreu no centro da cidade ao chocar o automóvel contra um cavalo’’, comentou. Os outros três animais foram entregues aos proprietários em Garapu e Ponte dos Carvalhos.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida, o endereço onde os animais ficam alojados não pode ser divulgado por questões de segurança. ‘’O antigo endereço ficava no Engenho Sacambu e era divulgado pela Prefeitura, mas roubaram três animais do local. Por essa razão, a Prefeitura não informa o endereço. Todos os animais serão liberados e entregues aos donos depois do pagamento da multa’’, esclareceu Aziel Almeida.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, a fiscalização de animais de grande porte soltos nas ruas acontece todos os dias. “A Prefeitura sempre está percorrendo vários lugares da cidade e retirando das ruas esses animais, além de orientar os criadores que tenham maiores cuidados para que os animais não fujam de suas propriedades’’, alertou o secretário.
A punição de multa está prevista na Lei Municipal 1794/1997, que penaliza quem deixa animais de pequeno e grande porte soltos na área urbana do município. A população também pode ajudar nesse trabalho de retirada dos animais de grande porte soltos em vias públicas, entrando em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Rural por meio do telefone (81) 3521-6768. O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h.
Texto: Caio Rodrigues
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário