De acordo com a gerente de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra Carneiro Leão, quase todos os dias também são realizadas vistorias técnicas com o objetivo de avaliar as situações de risco nas áreas vulneráveis da cidade. ‘’Na semana passada, a Defesa Civil realizou seis vistorias técnicas e, constatando o risco, realizamos as ações preventivas e assistenciais destinadas a minimizar as ocorrências de problemas’’, informou Ana Sandra.
Dona Francisca, moradora do Alto do Cruzeiro, em Ponte dos Carvalhos, contou que a casa da vizinha já teve uma parte da casa danificada por causa das chuvas. ‘’Ficamos muito assustados no período das chuvas, pois o solo do morro fica muito encharcado quando chove. A colocação da lona ajuda bastante na proteção do terreno, além de amenizar os prejuízos e diminuir a tensão da gente no período chuvoso’’, contou Dona Francisca.
"A Defesa Civil é responsável por elaborar ações preventivas e emergenciais, e a colocação das lonas está prevista nessas ações. Apesar de paliativas, as lonas têm a função de escoar a água e redirecioná-la, evitando que a região fique saturada e o terreno deslize. Fazer esse trabalho é importante para minimizar os efeitos das chuvas e evitar desastres ambientais’’, informou Ana Sandra.
BALANÇO DAS AÇÕES:
Colocação de lonas plásticas no Alto do Cruzeiro, em Ponte dos Carvalhos;
Colocação de lonas plásticas na Comunidade Madre Iva, em São Francisco;
Erradicação de árvores na Rua do Coqueirinho, em Pontezinha;
Erradicação de árvores em áreas de risco em Garapu e Santo Inácio;
Remoção através de dedetização de animais himenópteros (marimbondos) em residências em Santo Inácio;
06 vistorias técnicas para avaliação de situação de risco;
Índice pluviométrico registrado nas últimas 24h: 52 mm, sem registro de ocorrências no plantão do final de semana.
Texto: Caio Rodrigues
Foto: Jakson Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário