A Prefeitura do Cabo, através do programa "Cabo, Cidade Iluminada", transformou o Engenho Universo, o Engenho Utinga de Baixo e o Engenho Ipiranga, na zona rural do município, em novas áreas com cobertura de iluminação pública 100% de luminárias LED. A iniciativa já contemplou com as novas lâmpadas 72% da cidade e tem como objetivo universalizar a cobertura LED na iluminação pública do Cabo.
Além dos engenhos, dezenas de regiões estão com seu parque de iluminação pública com luminárias LED, como no Alto dos Miranda, Bela Vista, Charnequinha, Cohab, Cruzeiro, Garapu, Malaquias, Mauriti, São Francisco, Sapucaia, Vila Esperança, Vila Social, Massangana, Rosário, Xaréu, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Barbalho, Charneca, Novo Horizonte, Pirapama e Enseada dos Corais.
O programa Cabo, Cidade Iluminada já implantou mais de 15 mil pontos lâmpadas LED na cidade, atingindo uma cobertura de quase 70% do município. De acordo com o prefeito do Cabo, Lula Cabral, o objetivo é universalizar o programa para todo o território cabense. “Em três anos, a Prefeitura levou para a maioria dos bairros cabenses segurança, economia e sustentabilidade com o programa Cabo, Cidade Iluminada. Nossa meta é universalizar o programa nos próximos anos’’, informou.
São vários os benefícios na utilização da tecnologia LED. As lâmpadas possuem baixo custo de energia elétrica em relação às lâmpadas de vapor de sódio e às lâmpadas de vapor metálicos, possuem alto rendimento, ou seja, baixa dissipação de energia, são produzidas com materiais semicondutores, como o silício, causando menos impactos na natureza, além de ter uma vida útil mais longa, podendo ultrapassar facilmente 100 mil horas de uso, garantindo economia para os cofres públicos.
Texto: Caio Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário