A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Defesa Social (SDS), em parceria com o DETRAN-PE e a MAPFRE (Acrônimo de Mutualidad de la Agrupación de Proprietários de Fincas Rústicas de España- Seguradora), promoveram nesta terça-feira (03/04), uma capacitação para professores da rede pública municipal. A formação, que aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Centro, teve como objetivo desenvolver projetos de educação no trânsito, visando a conscientização dos alunos da rede municipal.
A capacitação, que está englobada no projeto “Professores Amigos do Trânsito”, tem como proposta reduzir os índices de mortalidade no trânsito e elaborar projetos junto com as escolas que através de representantes municipais do projeto vão realizar projetos voltados para as problemáticas de trânsito mais recorrentes no município.
A representante do projeto no Cabo, Kátia Leal, informou que este projeto busca englobar todos alunos da rede pública, dos anos iniciais aos finais. “A proposta é desenvolver projetos nas escolas para serem apresentados no final do ano”, disse.
Segundo o coordenador de educação de Trânsito do Detran, Ary Felipe de Brito, a educação no trânsito tem crescido bastante desde o início desse projeto. “Ficamos sempre com esse elo com o município e fornecemos o apoio referente a parte pedagógica, de materiais, como também da parte lúdica fornecida pela turma do Fon-Fon. Tudo que envolve a educação, nós colaboramos”, explicou o coordenador.
Já a MAPFRE, entra como parceira no projeto, custeando as formações e capacitações desenvolvidas dentro do projeto, através da fundação que existe na empresa, voltada para questões sociais.
No final do ano, os professores que participaram do projeto poderão participar do prêmio Detran. Eles poderão enviar seus projetos para o Detran, que serão avaliados e julgados. O mesmo ocorre, com a fundação MAPFRE. Os professores também vão poder ter os projetos julgados, só que na sede de São Paulo e o prêmio, ao invés de ser para os professores, é dado a escola participante do projeto.
PROFESSORES AMIGOS DO TRÂNSITO – O projeto tem o intuito de alertar as crianças e reduzir o alto índice de acidentes automotivos do Estado. Ele ocorre em diversos municípios de Pernambuco.
Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário