terça-feira, 3 de abril de 2018

Projeto “Cabo Cidade Iluminada” começa por Pontezinha

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está modernizando a iluminação pública.  O projeto “Cabo Cidade Iluminada” vai levar luminárias em LED para todos os bairros. A ideia é substituir as atuais lâmpadas de vapor de sódio nos próximos três anos.

Pontezinha está sendo a primeira localidade a passar pela mudança, com aproximadamente 500 pontos de iluminação sendo substituídos. “Até o dia 15 de abril pretendemos concluir o serviço, possibilitando ao bairro vias mais seguras”, declarou o gerente de Iluminação da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Ednaldo Júnior.

“Estamos procurando atender, inicialmente, as áreas com maior queixa de roubo e furtos aos pedestres. Sabemos que vias mal iluminadas são um fator de risco para a população”, declarou o prefeito Lula Cabral.  O trabalho em Pontezinha começou no final de março e mais 50% das luminárias já foram trocadas. Esta semana, as equipes estarão realizando a colocação das novas lâmpadas na Rua Centenária, BR-101, entre outras.

O Governo Municipal realizou um projeto-piloto no segundo semestre do ano passado, em áreas centrais –  Avenida Historiador Pereira da Costa, Av. Israel Felipe e Av. Presidente Vargas – como também em Santo Inácio, Avenida Paulo Moreira (Garapu) e várias ruas do bairro da Cohab.

VANTAGENS –  As lâmpadas em LED trarão uma economia no consumo de energia da iluminação pública, já que elas têm maior durabilidade, iluminam 3 vezes mais que as lâmpadas de vapor de sódio, além de atender as normas de iluminação brasileira contida na ABNT. As mesmas já são utilizadas nas grandes cidades brasileiras.

“Vale salientar que a iluminação em LED também representa uma redução nos custos de manutenção/substituição, já que duram mais tempo e são mais eficientes”, ressalta Ednaldo Júnior. As luzes em LED têm a taxa de falha das luminárias de apenas 1%.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário