A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza), começa nesta segunda-feira (23/04). Até o dia 1 de junho, idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas (hipertensos, diabéticos) devem tomar a dose.
O dia “D” da vacinação será 12 de maio, quando todos os municípios realizam uma mobilização junto à população. No Cabo, os postos estarão abertos das 8h às 17h. “O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade em decorrência das infecções causadas pelo vírus da Influenza”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Cabo de Santo Agostinho, Ana Paula Machado Anselmo.
Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Cabo estarão recebendo a vacina enviada pelo Ministério da Saúde. Este ano, explica Ana Paula, a vacina teve a composição dos três tipos de vírus da gripe (cepas dos vírus inativados) H1N1, H3N2 e Influenza B. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 394 casos da doença no País, dos quais 66 pessoas foram a óbito.
A coordenadora do PNI diz que o Cabo espera atingir a meta de imunização, ou seja, 100% dos grupos de risco. Ela afirma que a vacina não provoca a gripe, como muitos pensam. “O que pode é a doença está incubada e surgir após a vacina”, explica.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário