Para conscientizar sobre a prevenção do HPV, a Secretaria Municipal de Saúde está levando a vacinação para as escolas. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Ana Paula Machado, a ideia é ampliar a cobertura do público jovem – meninas entre 9 e 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos.
A Escola Municipal Paulo Freire, em Ponte dos Carvalhos, foi a primeira a ter o atendimento dentro do Programa Saúde nas Escolas. “As equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) realizam esse trabalho junto às escolas municipais, programando as visitas e aplicando as vacinas de HPV e também meningite”, destaca Ana Paula. A vacina contra o HPV é disponibilizada regularmente nas unidades de saúde.
Do número de casos da doença no País, 25% a 30%o está relacionado ao contágio de adolescentes no primeiro ano de iniciação sexual. O HPV é transmitido através da atividade sexual. O uso de camisinha diminui o risco, mas não é suficiente para a prevenção, já que a contaminação é feita no contato com a pele infectada.
Para que a vacina seja eficiente, o ideal é que seja aplicada antes do contato da pessoa com o HPV. E é necessário o reforço da segunda dose após seis meses.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário