Força. Atitude. Respeito. Coragem. Amor. Liberdade. Acolhimento. Essas são algumas das palavras de “ordem” que os usuários do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD) levarão estampadas nas camisas para a caminhada em comemoração aos 11 anos da entidade, na próxima segunda-feira (09/04).
Nesta quinta-feira (05/04), eles participaram de uma oficina de grafitagem ministrada pela ONG Cores do Amanhã, para a produção das camisas. “Cada um escolheu a palavra e o símbolo que lhes representa”, enfatiza a arte educadora do CAPS AD, Mônica Campos.
Gabriel Ferreira, 30 anos, está a 1 ano e meio no CAPS AD. “O centro nos ajuda física e mentalmente, além de proporcionar o fortalecimento”, diz ele. “Foi por meio do CAPS AD que conheci a luta antimanicomial e acho que esse momento em que vamos para a rua externar o serviço da instituição perante à sociedade é uma forma de quebrar paradigmas”, desabafou José Nilton, usuário desde 2011.
O centro desenvolve o Projeto Reabilitarte, de reinserção social. Os assistidos aprendem a confeccionar artesanatos, bijuterias, entre outros produtos. Os mesmos estarão expostos numa feirinha, na segunda-feira, no Pátio da Estação, no centro. O evento de aniversário acontece a partir das 16h. De lá também sairá a caminhada.
CENTRO – O CAPS AD Pastor Armando José da Silva, em Ponte dos Carvalhos, atende cerca de 120 usuários e seus familiares. A entidade é destinada ao tratamento e acompanhamento de pessoas com problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas.
No local são desenvolvidas atividades e oficinas terapêuticas em grupo, visitas domiciliares, atendimento individual, auxiliadas por médicos (clínico e psiquiatra), assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, arte educadores e enfermeiros.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: Léo Domingos