quarta-feira, 18 de abril de 2018

Seminário aborda aspectos do tratamento do autismo

 
Nesta quarta-feira (18/04), primeiro dia do II Seminário sobre o Autismo, médicos e familiares de pacientes discutiram como o tratamento multiprofissional auxilia no acompanhamento e desenvolvimento na infância.  Abrindo o evento, os gêmeos Tales e Dante de Souza Lima – representando as crianças autistas atendidas pelo CAPS Infantil Ciranda de Vida –  leram um texto que tratou do combate ao preconceito. Eles demonstraram que com o apoio da família e o tratamento adequado é possível superar as dificuldades.

A palestrante Maria Betânia Cavalcanti, dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO 2), do Cabo de Santo Agostinho, destacou a importância da interação entre familiares e profissionais de saúde. “De forma geral, os pacientes têm dificuldades em permitir o tratamento até a conquista da confiança pelo dentista.  Outro ponto é que eles são levados tardiamente para esse acompanhamento”, destacou Maria Betânia.


“Encontro como este é importante para que as várias especialidades apresentem seu olhar específico sobre o autismo”, disse a coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura. O CAPS Infantil Ciranda de Vida atende 115 crianças com transtornos mentais, entre elas, autistas.

À tarde, foram abordados temas relacionados com a aprendizagem e o desenvolvimento, direitos assistenciais e a importância da família nos cuidados com a criança autista e depoimentos dos pais. 
Nesta quinta-feira (19), o II Seminário sobre autismo prossegue com apresentações sobre aspectos neuropsicopedagógicos, a importância de práticas esportivas, comportamento sensorial nas atividades cotidianas, entre outras.


Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: Éder Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário