terça-feira, 3 de abril de 2018

Vigilância em Saúde fará ação de orientação e combate ao mosquito da dengue em Jussaral


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar uma grande ação em Jussaral nesta quarta-feira (04/04), a fim de orientar a população sobre a Dengue.  A área rural tem apresentado casos suspeitos da doença, o que motivou o acompanhamento da gerência de Vigilância em Saúde, no sentido de identificar a causa.

“A grande dificuldade das notificações e confirmações dos casos de Dengue é o fato de muitos moradores procurarem a emergência na cidade vizinha ao invés do posto médico”, esclarece a Supervisora da Regional 4, Patrícia de Lemos.

Nesta quarta-feira, a partir das 9h30, haverá uma reunião entre representantes da Saúde e do Cras, Conselho Tutelar, igrejas, no sentido de instruir a respeito da prevenção dos agentes vetores da dengue. “A ideia é formarmos multiplicadores que auxiliem na divulgação dessas informações junto à população”, enfatiza a técnica do Controle Vetorial das Arboviroses, Débora Nobrega.

Agentes Comunitários de Saúde também estarão vistoriando os imóveis para descobrir possíveis focos do mosquito aedes aegypti, bem como coletando amostras de água e colocando o larvicida.  Até o começo deste ano, Jussaral não apresentava casos suspeitos de Dengue.

De acordo com Débora Nóbrega, a suspeita é de que o problema esteja na água. “Jussaral está com o fornecimento precário de água, o que tem levado os moradores a realizar o armazenamento, nem sempre de forma correta. Por isso estamos percorrendo os imóveis de Jussaral para fazer o levantamento e ao mesmo tempo, descobrir qual as espécies de vetores presentes na água”, explica Débora Nóbrega.  As amostras serão enviadas para laboratório para a identificação.

“Vamos realizar  inspeções dos imóveis, com o objetivo de eliminar focos do mosquito, coletar amostras de larvas, vedar os reservatórios com capas de telas de forma a impedir a entrada do inseto”, diz Débora. O distrito será monitorado durante todo o ano.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário