Representantes de todas as escolas do Cabo de Santo Agostinho estiveram reunidos nesta sexta-feira (06/04) com o objetivo de fomentar a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017. Durante o encontro, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1) – Torrinha, foi apresentado como será elaborado plano de ação que resultará na construção da proposta curricular pedagógica para o ano letivo de 2019.
Esse trabalho irá elaborar um plano de ação e proposta curricular pedagógica levando em consideração as habilidades, o conteúdo e os objetivos didáticos. O grupo de trabalho estabelece o nível de ensino e componente curricular, a comissão municipal irá planejar e direcionar as ações que envolvem a rede de ensino.
A proposta da secretaria de Educação, organizadora do evento, foi apresentar a estrutura do grupo de trabalho sobre a BNCC. “Estamos coletando as informações com representantes de todas as escolas. O plano de ação que está sendo apresentado hoje e o grupo de trabalho vai sistematizar as propostas para que em novembro deste ano, o Conselho Municipal de Educação homologue o novo currículo da rede”, afirmou a gerente de ensino, Fátima Almeida.
O município é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental (contempla o programa de Educação para Jovens e Adultos – EJA, Educação Especial, Educação na área Rural e Quilombola). “Aqui toda população poderá contribuir, as proposições poderão ser por e-mail, fóruns e/ou participação nas audiências públicas”, destacou Fátima Almeida. Atualmente o ensino municipal segue as diretrizes estabelecida pelos parâmetros curriculares de Pernambuco.
BNCC – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Texto: Eva Pereira – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa