domingo, 27 de outubro de 2019

Prefeito Lula Cabral acompanha trabalhos de monitoramento

O prefeito Lula Cabral vem acompanhando os trabalhos de monitoramento e limpeza das praias afetadas pelas manchas de óleo. Até sábado (26), o município recolheu mais de mil toneladas de resíduos. “Os trabalhos não vão parar até limparmos todas as praias”, declarou Lula.
A Prefeitura do Cabo mantém 400 funcionários por dia nas operações, entre técnicos e equipes de saúde, limpeza pública, defesa civil, entre outros. Três bases de apoio estão em funcionamento desde o dia 20 em Suape, Itapuama e Paiva. Neste domingo, outro ponto de apoio foi instalado na praia de Enseada dos Corais.
Cerca de 70% do efetivo da limpeza pública tem trabalhando no recolhimento de resíduos. A coordenação municipal de defesa civil criou um plano de atuação para facilitar os trabalhos e a participação dos voluntários. Na base central, ao lado do Samu, funciona o armazenamento e recebimento de materiais. Nas proximidades das pedras de Itapuama tendas da Defesa Civil estão responsáveis pelo distribuição de EPIs.
Funcionários da Prefeitura realiza o cadastro dos voluntários e o movimento Salve Maracaípe colabora com o recrutamento de pessoal, arrecadação de doações e distribuição de alimentos e EPIs.
Na tenda principal foi instala a unidade de atendimento da Secretaria de Saúde Municipal. No local também ficam equipes da Prefeitura e demais órgãos envolvidos. Boa parte da equipe técnica circula durante o dia, fazendo o trabalho de monitormento e identificação de fragmentos nas áreas de praia.
Um área de descontaminação foi cridada para a limpeza de materiais e dos voluntários. “Estamos a cada dia, buscando aprimorar os trabalhos nas praias e principalmente, manter os cuidados necessários com a saúde de quem participa da limpeza”, destacou Lula Cabral.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos

sábado, 26 de outubro de 2019

Lula Cabral avalia situação das praias com equipe de técnicos

O prefeito Lula Cabral se reuniu na manhã desse sábado (26) com as equipes da Prefeitura, Ibama, Exército e CPRH para avaliar a situação das praias do Cabo de Santo Agostinho, atingidas pelas manchas de óleo. Ele cobrou as equipes que encontrem soluções para realizar a limpeza das praias o mais rápido possível. Os fragmentos de petróleo continuam sendo trazidos pelo mar nas praias de Suape, Gaibu, Enseada dos Corais e Paiva.
“Como eu sempre disse: ninguém faz nada sozinho. É o povo do Cabo quem ajuda a construir. O Cabo agradece a todos os voluntários que estão dando um show de comprometimento”, disse Lula Cabral.
O trabalho realizado pelas equipes de limpeza pública, técnicos e voluntários vem sendo realizado com o auxílio de peneiras, redes de arrasto nas areias e margem das praias. Pela manhã, a maré baixa possibilitou alguns testes no Paiva para a limpeza das piscinas naturais. Técnicos do CPRH utilizaram mantas de absorção para retirada do óleo sobre a água. De acordo com a Defesa Civil do Cabo, as mantas estão dando resultado positivo e está sendo utilizado nas piscinas naturais.  Não foram localizados fragmentos nos corais.  Técnicos  da  Secretaria Municipal de Meio Ambiente explicam que a situação é um laboratório, por essa razão é necessário o teste para ver qual o procedimento mais adequado para a limpeza nas piscinas naturais e pedras.
A ambientalista Marina Silva fez uma visita à Praia de Itapuama, pela manhã, e elogiou o trabalho da Prefeitura, Governo do Estado e dos voluntários. “Vejo o esforço da Prefeitura com o Governo do Estado, que estimulou a população e tornou o trabalho fundamental”, concluiu.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos e João Barbosa

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Saúde do Cabo está notificando casos relacionados com manchas de óleo

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está notificando os atendimentos relacionados com os trabalhos de limpeza das manchas de óleo das praias. O objetivo é monitorar a saúde dessas pessoas, como recomendou o Ministério da Saúde.

De domingo até esta quinta-feira (24), 84 pessoas foram atendidas na unidade montada na Praia de Itapuama. A Superintendente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira, explica que nem todas as ocorrências deveu-se ao contato com o produto. “Entre esses, temos alguns casos de insolação e/ou mal estar causado pela exposição excessiva ao sol, bem como a falta de hidratação”, ressalta.

As notificações também começaram nesta sexta-feira (25) a ser  realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) , hospitais e policlínicas.  Ainda não há dados sobre o quantitativo de procura nesses locais. Quem trabalhou ou está atuando como voluntário, bem como as equipes da Prefeitura do Cabo no recolhimento de resíduos de petróleo devem estar atentos aos seguintes sintomas: febre, vômitos, ardência nos olhos, tontura, erupção na pele, desmaios e congestão nasal.

O diretor médico da Policlínica Jamaci de Medeiros, Osmany Alvarez, reforça a importância de procurar uma das unidades de saúde do município para investigação do quadro.
Nesta sexta-feira (25), além de máscaras, botas e luvas, a população utilizou macacões para executar os trabalhos na Praia de Itapuama.



Texto: Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa

Fernanda Brum é atração do Dia Municipal de Ação de Graças



Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, os cabenses irão celebrar o Dia Municipal de Ação de Graças. A cantora gospel Fernanda Brum levará o público da Praça 9 de Julho à uma atmosfera de adoração e agradecimento a Deus, através de seus louvores. Já a pregação, ficará a cargo do pastor Francisco Dias.

O evento é realizado anualmente através do Conselho de Pastores do município, com o apoio da Prefeitura do Cabo. A partir das 18h, a Praça 9 de Julho já estará iniciando os louvores com cantores locais e também com a presença de autoridades religiosas da região.

Desde a instituição do Dia Municipal de Ação de Graças pelo prefeito Lula Cabral, há 14 anos, diversos cantores e pastores já passaram pela cidade para trazer a palavra de Deus, entre eles Aline Barros, Gabriela Rocha, Hernandes Dias Lopes e Nemésio Gomes. Em 2018, caravanas de diversas cidades vizinhas vieram prestigiar o evento.



Texto: Sidney França

Feriado do dia 28 é transferido para o dia 1º de novembro



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai transferir o ponto facultativo do dia 28 deste mês, referente ao Dia do Servidor Público, para 1º de novembro (sexta-feira). O ato ordinário de N° 420 que dispõe sobre a permuta, foi publicado no Diário Oficial do dia 17 de outubro.

O objetivo é dá continuidade nos serviços oferecidos à população, já que no próximo dia 31 (quinta-feira) também não haverá expediente, devido ao feriado municipal alusivo ao dia da Reforma Protestante e de Ação de Graças (Lei 2.213/05).  Serviços essenciais, como os de saúde  funcionarão normalmente em todo este período.



Texto: Cristhiane Arantes

Cabo continua na luta para remover fragmentos de óleo trazidos pelo mar

As praias do Cabo de Santo Agostinho permanecem em estado de alerta. Nesta quinta-feira (24) apareceram muitos resíduos de óleo nas em Itapuama, Paiva, Suape e Enseada dos Corais. De acordo com a Secretária Executiva de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, Cleidiane Vasconcelos, o monitoramento segue em todo litoral. Os trabalhos para a retirada de pequenas e médias partículas foi realizado durante todo o dia pelas equipes da Prefeitura, CPRH, Marinha, Exército e voluntários. A soma de resíduos totalizou 40 toneladas.

A comissão estadual de crise, montada em Itapuama, vem criando estratégias para a atuação e monitoramento do litoral cabense. Vistorias são feitas utilizando mergulhos, drones e embarcações na intenção de mapear as áreas críticas.
A técnica da CPRH, Elaine Braz, explica que o Paiva tem o maior banco de corais do litoral cabense e que o trabalho de monitoramento identificou muito óleo sedimentado no local. Neste final de semana, uma ação conjunta entre o órgão estadual, a Prefeitura, a associação dos moradores do Paiva e a UFPE vai registrar com a ajuda de drone, os pontos prioritários para a retirada do óleo. “A maré estará baixa neste final de semana e irá permitir esse registro”, diz.

As pedras de Itapuama também são outra preocupação. Elas acumularam muito óleo. Hoje, testes realizados com lavadora de alta pressão mostraram eficiência significativa na retirada do óleo das pedras e pode ser uma opção a ser adotada pela Prefeitura do Cabo. Nesta sexta-feira (25), o professor e doutor em geoquímica da UFPE, Eldemar Menor fará uma visita às áreas atingidas nas praias do Cabo. A ideia é que ele contribua com estudos para a diminuição dos impactos causados pelas manchas de óleo.

A secretária de Meio Ambiente reforça que a ajuda de voluntários permanece importante. “Desde domingo a população vem colaborando com a Prefeitura e órgãos envolvidos. Hoje tivemos vários voluntários e a nosso desejo é que eles continuem colaborando”, disse.
A comissão estadual de crise estabeleceu o cadastramento de quem vai prestar ajuda voluntária na limpeza das praias. Só depois, as pessoas recebem os EPIs e passam pela orientação de como executar o trabalho com segurança. A Ong Salve Maracaípe tem colaborado na organização dos grupos e também na distribuição de alimentos.

Duas áreas de descontaminação foram montadas pelo Exército para a retirada do óleo e banho. A água é depositada numa vala, protegida por lonas plásticas e retirada pelo CPRH para não contaminar o solo.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Léo Domingos
   

Programas Sociais realiza cadastro de quem sobrevive da pesca nas áreas atingidas pela mancha de óleo

A Prefeitura do Cabo iniciou nesta terça-feira (22/10), o cadastro para identificação dos pescadores afetados pelas manchas de óleo que vem aparecendo no litoral cabense desde o último domingo (20/10).  A coleta de dados está sendo realizada na orla de Suape, na Casa das Marisqueiras, e identificou, até o momento, mais de 200 famílias que trabalham com pesca e passeios de barco.
Durante os próximos dias, os mais de 500 associados da colônia de pescadores poderão ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das praias para realizar o cadastro. Devido às manchas de óleo nas praias, os pescadores já estão há pelo menos quatro dias sem trabalhar. A marisqueira Laudinete da Silva, 36 anos, ressalta a importância da participação popular na retirada das manchas. “Desde domingo, estou participando da limpeza das praias. Estamos sem nosso sustento, isso aqui é nossa vida”, conta.
Durante a tarde desta quarta-feira (23/10), a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, acompanhou o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, em rondas nas praias de Suape, Ilha de Tatuoca e Itapuama. Os locais foram atingidos pelos graves impactos ambientais decorrentes ao recente derramamento de óleo nas praias. “A sociedade se mobilizou e mostrou o compromisso com a natureza. É edificante o trabalho dos voluntários”, disse Saburido.
Edna Gomes informou que o município está buscando cadastrar as famílias dos pescadores e fazer um levantamento das suas necessidades. “Estamos realizando um estudo junto com as pessoas que sobrevivem da pesca para sentir a necessidade dessas pessoas, para que a Prefeitura possa realizar os encaminhamentos. Precisamos fazer com que essas pessoas resistam a esse período que vão ficar sem pescar”, ressaltou a secretária.

Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Cabo de Santo Agostinho gera mais de 2 mil empregos no mês de setembro

O município do Cabo de Santo Agostinho volta a registrar saldo positivo de emprego. No mês de setembro foram 2.034 novas admissões, gerando um saldo positivo de 1.262 postos de trabalho no mês de setembro de acordo com dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. O município também tem a melhor colocação no saldo de empregos dos últimos 12 meses na microrregião de Suape.

Ações de fomento ao emprego como a plataforma digital Emprega Cabo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, contribuem diretamente para o fortalecimento do polo industrial, comercial e de serviço do Município, através de ações que promovem e estimulam a inovação com o protagonismo das políticas públicas voltadas à geração e emprego, renda, aumento do empreendedorismo e da competitividade do setor produtivo.

Lançando no dia 22 de agosto, o projeto prioriza aos munícipes as vagas de emprego ofertadas através das empresas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, melhorando a qualidade de vida, elevando os indicadores de emprego e incrementando a produção de conhecimento da população através da intermediação de mão de obra da plataforma e dos cursos oferecidos pelo Cabo Qualifica também da Prefeitura.

Secretaria Municipal de Saúde orienta voluntários a como proceder em caso de contato com petróleo

Nos últimos dias, o esforço da população cabense tem sido fundamental para conter o avanço dos resíduos de petróleo que contaminam a região litorânea do estado. Porém, o que muitos não sabem é que os efeitos de uma exposição como essa podem ser prejudiciais à saúde, de forma aguda ou crônica e, por isso, requer atenção de todos.

As pessoas que desejam atuar como voluntários a recomendação é utilizar roupas com proteção UV, luvas e botas que protejam a pele do contato direto com o resíduo. Uma vez que aconteça, as recomendações são: lavar com sabonete neutro e água em abundância. Se o contato for nos olhos, a indicação é o uso de soro fisiológico. Alguns sintomas têm sido muito comuns em voluntários que já foram atendidos nas bases que estão montadas, são eles: irritação, náuseas, intoxicação, dificuldade respiratória e síncope. Em todos os casos, a primeira orientação é buscar assistência médica.

Nesta terça-feira (22/10), foram registrados nas unidades montadas nas praias, 30 atendimentos com queixas de náuseas, intoxicação e dificuldade respiratória. A Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal, Juliana Vieira, orienta que as pessoas que ficaram expostas ou tiveram contato com os resíduos de petróleo, caso sintam alguns dos sintomas citados, devem imediatamente procurar uma unidade de saúde mais próxima.  “É importante que os envolvidos no voluntariado, que tiveram contato direto com o resíduo, caso sintam algum desses sintomas procure atendimento médico nas unidades de saúde e nas policlínicas”.

A exposição a longo prazo pode levar a danos nos pulmões, fígado, rins e no sistema nervoso; supressão do sistema imune; desregulações hormonais e infertilidade; desordens do sistema circulatório e até câncer.  Por isso, é importante que a população siga as seguintes recomendações:

– Não entrar em contato direto com a substância, especialmente crianças e gestantes;

– Evitar contato com a água e solo nas regiões atingidas;

– Não consumir peixes e frutos do mar das regiões afetadas;

– Evitar atividades recreativas e de pesca.



Para maiores informações, entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológico: 0800 722 6001.



Texto: Cristhiane Arantes
Foto: João Barbosa

Lula Cabral discute ações contra óleo no mar com prefeitos e Governo do Estado

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, participou nesta quarta-feira (23/10), da reunião com prefeitos de cidades do litoral Sul e Norte do estado e com o governador Paulo Câmara. O encontro, que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas – Recife,  reuniu membros de instituições federais, estaduais e municipais das áreas da defesa civil, meio ambiente e saúde, além de integrantes da Marinha do Brasil.

A reunião, proposta pelo governador, teve como intenção planejar e discutir ações contra o petróleo cru que atinge as praias de Pernambuco. Os representantes dos municípios litorâneos relataram a situação das praias atingidas com as manchas de óleo.

Durante o encontro, Lula Cabral, enfatizou que o Cabo foi o município mais castigado em Pernambuco com as manchas de óleo. “Temos as mais belas praias do Estado. São 9 praias, distribuídas em 24 km de área litorânea e seis delas foram atingidas”, disse. “Desde último sábado, estivemos monitorando nossas praias. A chegada das manchas de óleo começaram em Suape. A situação mais crítica foi na divisa entre Pedra do Xáreu e Itapuama, mas a situação já está controlada. Hoje temos 90% das praias limpas com 450 toneladas de resíduos recolhidos do nosso litoral”, afirmou.

“Os esforços continuarão por todo o litoral pernambucano, seja por meio de sobrevoos ao longo do dia ou dos barcos que identificam possíveis manchas em alto mar e não deixam que elas cheguem até a praia. Vamos cuidar do dano ambiental e ao mesmo tempo  trabalhar com pré-visibilidade”, disse Paulo Câmara.

Um dos assuntos mais abordados pelos órgãos federais, estaduais e municipais foi com relação à população e o meio ambiente, principalmente sobre as ações de prevenção dos estuários e limpeza de praias.

Segundo prefeito, os danos não são apenas ambientais. “Minha preocupação maior é com os nossos estuários. Tenho 1.500 pescadores e marisqueiros que dependem da vida marinha. Esse dano ambiental não impacta só diretamente diversos ecossistemas, mas também a economia, social e a saúde das pessoas, incluindo trabalhadores dos órgãos, forças armadas e voluntários”, explicou Cabral.

“Também continuaremos buscando soluções para a proteção dos estuários, além do recolhimento dos resíduos e envio para o centro de tratamento em Igarassu”, assegurou o governador.

Estiveram presentes também os prefeitos Júnior Matuto (Paulista),  Pel Lages (São José da Coroa Grande), Ana Célia Farias (Surubim), Luciano Siqueira (prefeito do Recife em exercício), Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Sérgio Hacker (Tamandaré), Débora Almeida (São Bento do Una), Elimário (Barreiros), Franz Hacker (Sirinhaém), Mário Ricardo (Igarassu), Professor Lupércio (Olinda) e Tato (Itamaracá).

Texto: Amanda Falcão
Fotos: Léo Domingos

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Prefeitura retira 150 toneladas de manchas de óleo das praias do Cabo nessa segunda-feira (21)

Uma força-tarefa foi montada na tarde dessa segunda-feira  (21/10) para a remoção das manchas de óleo em Xaréu, na área próxima as ruínas de um hotel. Uma base de apoio extra foi montada no local pela Prefeitura do Cabo para o recebimento e distribuição de materiais. Cerca de mil pessoas participaram da grande operação entre voluntários, funcionários da Prefeitura, homens da marinha, CPRH, Ibama e Suape.
“Todos os esforços estão sendo mantidos para a retirada das manchas de óleo que estão aparecendo nas praias do Cabo. Estamos contando com a colaboração de Suape e demais órgãos estaduais”, disse o Prefeito Lula Cabral. Funcionários de Suape montaram equipes para realizar os trabalhos na Ilha de Cocaia, em Suape. O órgão também foi responsável por grande parte das doações que chegaram hoje, nos pontos de apoio, com o envio sacos de ráfia, 400 botas, luvas e máscaras.  De acordo com o comitê de monitoramento da Prefeitura, o óleo foi contido em Suape e Gaibu, mas novas manchas podem aparecer.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos do Cabo, Raimundo Souza, 150 toneladas de produto tóxico das praias no dia de hoje. A Prefeitura distribuiu 8 mil kits de luvas e máscaras, 400 botas, água, alimentos, protetor solar. Todo material tem vindo de doações de órgãos estaduais, ongs, municipais, empresas e a população, sensibilizados com a situação das praias do Cabo.
O trabalho mais crítico foi em Xaréu. A maré começou a encher pela manhã, dificultando a chegada dos caminhões da Prefeitura para a remoção dos materiais coletados. Só à tarde foi possível descer as máquinas. As manchas de óleo eram retiradas da faixa de areia pelas retroescavadeiras e colocadas na área superior. Foram cobertas por uma camada de areia e lonas plásticas, para que não escorresse. Vários caminhões da limpeza pública foram utilizados para fazer as remoções.  Abastecidos, os caminhões seguiam para o CTR de Igarassu – centro especializado no recebimento de resíduos com contaminação.
No Paiva, as manchas atingiram 3 dos 8,5 km de praia. Desde a noite anterior equipes de voluntários e da Prefeitura trabalharam na retirada do óleo. Pela manhã, um grupo maior de pessoas deu continuidade ao trabalho de limpeza da praia. A pedagoga Andreza Canuto foi uma das voluntárias. Acompanhada de um grupo de amigas, ela veio do Bongi, no Recife, para se ajudar nos trabalhos. “Temos que ter consciência. Sou frequentadora do Paiva e tenho que colaborar ”, disse.
Uma base foi montada no local pela Associação de Moradores do Paiva para a distribuição de material de EPI, água e alimentos. Durante o início da tarde, o trabalho continuou com equipes da marinha e voluntários, fazendo a retirada de resíduos no mar, com auxílio de redes.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Gilberto Crispim

Lula Cabral dá posse aos novos secretários municipais

Na amanhã desta segunda-feira (21/10), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, nomeou os novos secretários municipais que passam a compor a gestão. Tomaram posse, como titular Josemar Ferraz (Planejamento e Meio Ambiente), Cleidiane de Lemos Vasconcelos (Executiva de Meio Ambiente), Rizelma Soraia (Controladoria Geral), Fátima Almeida (Educação), Cithia Neri (Executiva de Obras Públicas), Daniel Batalha (Executivo de Administração e Recursos Humanos) e Elvis Plínio, que foi remanejado da Chefia de Gabinete para assumir a Secretaria Executiva de Orçamento Participativo.

Na cerimônia, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal (Cam 1 – Torrinha), o prefeito agradeceu aos novos secretários por aceitarem o convite e deu boas-vindas aos novos integrantes de seu governo. “Agradeço a cada um por virem somar. Estamos nomeando secretários de pastas importantes. Pessoas competentes, que possuem vasta experiência nas áreas que vão atuar”, destacou ele. Durante o anúncio dos novos secretários, o prefeito esteve acompanhado da sua filha, a deputada estadual Fabíola Cabral.



RECONDUZIDOS

Alguns secretários municipais foram reconduzidos às pastas que já atuavam: Edna Gomes permanece na Secretaria de Programas Sociais; Sizenalda Timóteo na Executiva de Finanças e Arrecadação; Osvir Guimarães na pasta de Assuntos Jurídicos; Ronaldo Santos na Secretaria Executiva de Juventude e Esportes; além de João Batista de Moura que continua ocupando a Procuradoria Geral do município. Já Magna Suely Aleixo Santos, que era secretária de Gestão Pública, passa a assumir a pasta de Infraestrutura e Raimundo de Sousa Nascimento deixa a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e acumula as pastas; Executiva de Limpeza Pública e a Municipal de Coordenação Regional  e Serviços Públicos.

SECOM/CABO

Dez toneladas de manchas de óleo foram retiradas da praia de Suape

Cerca de 10 toneladas de manchas de óleo foram retiradas da Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho na manhã deste domingo (20/10).  Voluntários, equipes da Prefeitura, Guarda Ambiental, Municipal, Defesa Civil, Marinha, CPRH, Suape e outros órgãos  se unir a   limpeza da praia.    Ao saber da chegada das manchas no litoral, o prefeito Lula Cabral instalou o gabinete de crise e orientou os técnicos da Prefeitura sobre as medidas a serem adotadas a partir de hoje.  Empresas do Cabo e a população estão trazendo água e alimentos para os que trabalham na retirada do óleo. “Esse é uma das mais belas demonstrações de solidariedade do povo cabense”, destacou o prefeito.
Lula Cabral falou que a preocupação no primeiro momento foi de conter ao máximo o avanço da mancha. Os 17 km de praia estão sendo monitorados desde sábado pelas equipes da Prefeitura, com a ajuda de pescadores e associações de moradores.  A primeira mancha foi vista às 5h da manhã desse domingo.  “Pedimos a população que evite o banho de mar em Suape e áreas atingidas, e esteja  atenta às orientações de nossos pessoal , pois a manha de óleo é tóxica e não deve ser manuseada sem luvas apropriadas”, disse.
As manchas também atingiram um parte do manguezal, no Pontal de Suape . Uma mancha de  aproximadamente 200 quilos foi retirado das águas pelos bugueiro Luiz Carlos Felipe e por Roberto Júnior, dono da agência Pinzon Turismo. “Eu sou morador da praia. Vivo do turismo e tenho que fazer a minha parte”, disse Júnior.
O diretor do Ibama, Olivaldi Azevedo, que também acompanha a operação, disse que a rapidez nas medidas adotadas pelo município com a colaboração de órgãos estaduais pode diminuir o impacto de contaminação nas praias do Cabo. “Não fosse às ações envolvendo a população e a Prefeitura com certeza não é possível resolver o problema no tempo necessário”, destacou. Pela manhã, aproximadamente mil pessoas estão trabalhando na identificação de novas áreas atingidas.
As equipes recolheram manchas nas praias do Paraíso, em frente ao Bar do Eloi, e em Calhetas. De acordo com técnicos da Defesa Civil do município uma mancha de grande proporção se aproxima da praia de Gaibu, devendo chegar a faixa de areia durante à noite. “Estamos atentos e vamos conseguir controlar a situação com a ajuda de todos”, disse Lula Cabral.  O Complexo de Suape enviou mil pares de luvas plásticas e 500 sacos de raifa que estão sendo distribuídas para a população que está ajudando no trabalho.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Léo Domingos