A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está notificando os atendimentos relacionados com os trabalhos de limpeza das manchas de óleo das praias. O objetivo é monitorar a saúde dessas pessoas, como recomendou o Ministério da Saúde.
De domingo até esta quinta-feira (24), 84 pessoas foram atendidas na unidade montada na Praia de Itapuama. A Superintendente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira, explica que nem todas as ocorrências deveu-se ao contato com o produto. “Entre esses, temos alguns casos de insolação e/ou mal estar causado pela exposição excessiva ao sol, bem como a falta de hidratação”, ressalta.
As notificações também começaram nesta sexta-feira (25) a ser realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) , hospitais e policlínicas. Ainda não há dados sobre o quantitativo de procura nesses locais. Quem trabalhou ou está atuando como voluntário, bem como as equipes da Prefeitura do Cabo no recolhimento de resíduos de petróleo devem estar atentos aos seguintes sintomas: febre, vômitos, ardência nos olhos, tontura, erupção na pele, desmaios e congestão nasal.
O diretor médico da Policlínica Jamaci de Medeiros, Osmany Alvarez, reforça a importância de procurar uma das unidades de saúde do município para investigação do quadro.
Nesta sexta-feira (25), além de máscaras, botas e luvas, a população utilizou macacões para executar os trabalhos na Praia de Itapuama.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário