O prefeito Lula Cabral se reuniu na manhã desse sábado (26) com as equipes da Prefeitura, Ibama, Exército e CPRH para avaliar a situação das praias do Cabo de Santo Agostinho, atingidas pelas manchas de óleo. Ele cobrou as equipes que encontrem soluções para realizar a limpeza das praias o mais rápido possível. Os fragmentos de petróleo continuam sendo trazidos pelo mar nas praias de Suape, Gaibu, Enseada dos Corais e Paiva.
“Como eu sempre disse: ninguém faz nada sozinho. É o povo do Cabo quem ajuda a construir. O Cabo agradece a todos os voluntários que estão dando um show de comprometimento”, disse Lula Cabral.
O trabalho realizado pelas equipes de limpeza pública, técnicos e voluntários vem sendo realizado com o auxílio de peneiras, redes de arrasto nas areias e margem das praias. Pela manhã, a maré baixa possibilitou alguns testes no Paiva para a limpeza das piscinas naturais. Técnicos do CPRH utilizaram mantas de absorção para retirada do óleo sobre a água. De acordo com a Defesa Civil do Cabo, as mantas estão dando resultado positivo e está sendo utilizado nas piscinas naturais.  Não foram localizados fragmentos nos corais.  Técnicos  da  Secretaria Municipal de Meio Ambiente explicam que a situação é um laboratório, por essa razão é necessário o teste para ver qual o procedimento mais adequado para a limpeza nas piscinas naturais e pedras.
A ambientalista Marina Silva fez uma visita à Praia de Itapuama, pela manhã, e elogiou o trabalho da Prefeitura, Governo do Estado e dos voluntários. “Vejo o esforço da Prefeitura com o Governo do Estado, que estimulou a população e tornou o trabalho fundamental”, concluiu.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos e João Barbosa