quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Lula Cabral discute ações contra óleo no mar com prefeitos e Governo do Estado

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, participou nesta quarta-feira (23/10), da reunião com prefeitos de cidades do litoral Sul e Norte do estado e com o governador Paulo Câmara. O encontro, que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas – Recife,  reuniu membros de instituições federais, estaduais e municipais das áreas da defesa civil, meio ambiente e saúde, além de integrantes da Marinha do Brasil.

A reunião, proposta pelo governador, teve como intenção planejar e discutir ações contra o petróleo cru que atinge as praias de Pernambuco. Os representantes dos municípios litorâneos relataram a situação das praias atingidas com as manchas de óleo.

Durante o encontro, Lula Cabral, enfatizou que o Cabo foi o município mais castigado em Pernambuco com as manchas de óleo. “Temos as mais belas praias do Estado. São 9 praias, distribuídas em 24 km de área litorânea e seis delas foram atingidas”, disse. “Desde último sábado, estivemos monitorando nossas praias. A chegada das manchas de óleo começaram em Suape. A situação mais crítica foi na divisa entre Pedra do Xáreu e Itapuama, mas a situação já está controlada. Hoje temos 90% das praias limpas com 450 toneladas de resíduos recolhidos do nosso litoral”, afirmou.

“Os esforços continuarão por todo o litoral pernambucano, seja por meio de sobrevoos ao longo do dia ou dos barcos que identificam possíveis manchas em alto mar e não deixam que elas cheguem até a praia. Vamos cuidar do dano ambiental e ao mesmo tempo  trabalhar com pré-visibilidade”, disse Paulo Câmara.

Um dos assuntos mais abordados pelos órgãos federais, estaduais e municipais foi com relação à população e o meio ambiente, principalmente sobre as ações de prevenção dos estuários e limpeza de praias.

Segundo prefeito, os danos não são apenas ambientais. “Minha preocupação maior é com os nossos estuários. Tenho 1.500 pescadores e marisqueiros que dependem da vida marinha. Esse dano ambiental não impacta só diretamente diversos ecossistemas, mas também a economia, social e a saúde das pessoas, incluindo trabalhadores dos órgãos, forças armadas e voluntários”, explicou Cabral.

“Também continuaremos buscando soluções para a proteção dos estuários, além do recolhimento dos resíduos e envio para o centro de tratamento em Igarassu”, assegurou o governador.

Estiveram presentes também os prefeitos Júnior Matuto (Paulista),  Pel Lages (São José da Coroa Grande), Ana Célia Farias (Surubim), Luciano Siqueira (prefeito do Recife em exercício), Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Sérgio Hacker (Tamandaré), Débora Almeida (São Bento do Una), Elimário (Barreiros), Franz Hacker (Sirinhaém), Mário Ricardo (Igarassu), Professor Lupércio (Olinda) e Tato (Itamaracá).

Texto: Amanda Falcão
Fotos: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário