As equipes das Secretarias de Meio Ambiente, CPRH e da Defesa Civil promoveram uma fiscalização conjunta na manhã desta terça-feira  (15) , na Barragem da Estação de Tratamento de água (ETA), Compesa Gurjaú. Durante a ação os agentes solicitaram aos responsáveis um relatório contendo laudos técnicos e informações formais sobre o estado da segurança da barragem e a existência do Plano de Ação de Emergência (PAE) – documento que será enviado ao Ministério Público, CPRH, APAC e a Secretaria de Meio Ambiente sobre a situação das barragens do município. A ação é de cunho preventivo, para evitar danos ao meio ambiente e à população.
Durante a visita a gerência de segurança das barragens, responsável pelo o Plano de Emergência (PAE), informou que o documento está em fase de construção. O plano contém medidas emergenciais como sirenes de alertas e também carros de resgate. A previsão é que até o final do ano a medida emergencial esteja pronta para a fase de implantação.
“A barragem é classificada como uma barragem que apresenta um Dano Potencial Associado alto, pois ela está localizada dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção integral e está próxima  às  comunidades. Isso não significa que ela apresente riscos de rompimento”, ressaltou Elaine Braz, Gestora da Unidade de Conservação Gurjaú, pela CPRH.
“Através dessa fiscalização buscamos promover mais segurança para a população que reside nas imediações da Estação de Tratamento da Usina Gurjaú. Nesta ação estamos visando, principalmente, a apresentação do Plano Emergencial (PAE), que tem como objetivo avisar, previamente, em casos de rompimento”, ressaltou Raimundo Sousa, secretário Executivo de Meio Ambiente.
Texto: Beatriz Lima
Fotos: Gilberto Crispim