Da próxima segunda (21) até quinta-feira (24/10), o centro Hebert de Souza estará intensificando a realização de exames para diagnóstico da sífilis. A ação integra a Campanha Nacional de Combate à doença e tem atendimento a partir das 8h.
Durante os dias de ação haverá testagens rápidas das infecções sexualmente transmissíveis, como a Sífilis e também HIV, Hepatites B e C. Além de detectar a doença os profissionais do centro vão dar orientações sobre a prevenção e os tratamentos gratuitos oferecidos pela Prefeitura e ainda o encaminhamento dos pacientes, caso necessário.
Para o dia 29 de outubro está programada a entrega de preservativos e orientações ao grupo de zumba e ciclistas, na praça 9 de julho. O objetivo é prevenir a doença, tendo em vista que a sífilis pode ser adquirida mais de uma vez, quando não há tratamento.
A testagem rápida é realizada regularmente, no Centro Hebert de Souza, centro do Cabo. O resultado é entregue no mesmo dia, individualmente e de forma sigilosa.
Tendo em vista que o município é um dos prioritários para o enfrentamento desta epidemia, a Prefeitura do Cabo participa de um projeto interfederativo de resposta rápida no combate da sífilis. O projeto chamado de “Sífilis não” Teste, Trate e Cure” é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Organização Pan Americana da Saúde.
Texto: Beatriz Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário