“Hoje eu aprendi sobre validade dos produtos, como saber os preços e reconhecer frutas ruins. Quando eu estiver com minha mãe no mercado ajudarei ela a identificar essas coisas”, disse Eloah Silva, 8 anos, que participou do primeiro dia de fiscalização da 2ª edição do projeto “Fiscal Mirim”. Na manhã desta quarta-feira (02/10), 24 alunos da Escola Dr Paulo de Amorim Salgado fiscalizaram, junto com a equipe do Procon Cabo, o supermercado Arco-Mix, no Shopping Costa Dourada.
Os pequenos começaram pela sessão de frios, recebendo orientações sobre validade de produtos, técnicas para identificar quando a fruta está boa para o consumo e venda. Na seção de hortifrútis eles puseram em práticas os ensinamentos e encontraram cinco frutas que estavam impróprias para serem consumidas. A pequena Eloah ressaltou ainda, a importância da identificação dessas produtos fora dos padrões. “Temos que ver se tem bichinhos nas frutas e se elas estão moles. Reconhecer quando não estão em boas condições é importante para evitar que as pessoas que comam e fiquem doentes”, ressaltou.
Chegando na parte queridinha das crianças, os eletrônicos, também foram ensinados questões como: modos de parcelamentos, identificação do preço e identificação de taxas de juros. A programação seguirá durante todo o mês de outubro com as escolas Renato Paulo de Sena, Profª Cremilda Maria Santana de Oliveira, Profª Maria José Paiva e Prof. José Pantaleão Dutra Júnior.
“Essa ação irá ensinar as crianças, desde a primeira infância sobre os direitos do
consumidores e torná-los cidadãos conscientes”, ressaltou Quésia Maria, gerente do Procon Cabo.
Texto: Beatriz Lima
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário