terça-feira, 1 de outubro de 2019

Cabo inicia campanha do Outubro Rosa com enfoque no autoexame


Este ano, o Cabo de Santo Agostinho traz como tema do Outubro Rosa “Prevenir é amor. Essa Luta é nossa” para destacar a importância do autoexame. A ideia é que as mulheres aprendam e passem a utilizar essa forma de prevenção, esclarece a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva. O município tem 13 mil mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos e 400 em tratamento de câncer nas unidades estaduais.

Nesta quinta-feira (03/10) vai acontecer uma capacitação dos agentes comunitários de saúde, reforçando o trabalho de prevenção contra o câncer mamário. O enfoque é o autoexame da mama. Dessa forma os ACS podem ajudar as mulheres a identificar qualquer anormalidade e buscar ajuda médica para o tratamento. Em setembro, os médicos da rede também passaram por capacitação semelhante. ‘É importante que elas aprendam a se tocar. Conhecer os fatores ambientais, hormonais e familiares que aumentam o risco da doença”, reforça Giselle Paiva.

As ações do Outubro Rosa para o público começam no dia 7, na USF de Pirapama, a partir das 8h. Haverá palestras educativas, exames de mamografia, citologia e testes rápidos de HIV e sífilis.

A Prefeitura do Cabo tem uma campanha permanente de prevenção contra o câncer de mama, com a oferta gratuita do exame. São disponibilizados 500 exames de mamografias mensais, distribuídos entre clínicas conveniadas e o caminhão da mamografia, que percorre as áreas urbanas e rurais. Contudo, a média de realização é de 400 exames. Este mês a Secretaria de Saúde vai disponibilizar 1.000 exames de mamografia para as mulheres entre 50 e 69 anos. Essa é a faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde para o exame em rede pública.

As 44 unidades de saúde da família vão duplicar o número de exames de citologia, requisições para mamografias e de sífilis. “A nossa ideia é atingir o maior número de mulheres neste mês de outubro. Aproveitando também a inclusão do exame de sífilis”, declara Giselle. A sífilis é uma doença que apesar do tratamento simples, se agrava em algumas regiões do país. A sífilis congênita afeta 13,8% das mulheres grávidas no Estado.

No dia 22, a Unesco participará das atividades que acontecem em Pontezinha, com a realização de exames de HIV e Sífilis, dentro do Projeto “Prevenção para Todos”, realizado numa unidade móvel. Confira as USFs com atendimento para exames,  clicando no  Cronograma Outubro Rosa .

Veja a programação do Outubro Rosa:

O Quê?

*Palestras educativas, mamografia, citologia, testes rápidos de HIV/Sífilis.  Início das programações de 7 a 22/10 será  às 8h.

Onde?

03/10 – Abertura

Mestre Dié às 13h –  Oficinas com ACS

07/10 – USF Pirapama

09/10 – Escola Modelo Maria Thamar – Gaibu

10/10 – Centro de Referência Saúde da Mulher 1,  Escola Epitácio Pessoa

11/10 – USF Rosário

15/10 – Vicente Mendes

17/10 – Centro de Referência Saúde da Mulher, Ponte dos Carvalhos

18/10 – Centro Administrativo Municipal (Cam 1)

22/10 – Pontezinha, em frente a Igreja Católica

Texto: Ana Cristina Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário