Cerca de 10 toneladas de manchas de óleo foram retiradas da Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho na manhã deste domingo (20/10).  Voluntários, equipes da Prefeitura, Guarda Ambiental, Municipal, Defesa Civil, Marinha, CPRH, Suape e outros órgãos  se unir a   limpeza da praia.    Ao saber da chegada das manchas no litoral, o prefeito Lula Cabral instalou o gabinete de crise e orientou os técnicos da Prefeitura sobre as medidas a serem adotadas a partir de hoje.  Empresas do Cabo e a população estão trazendo água e alimentos para os que trabalham na retirada do óleo. “Esse é uma das mais belas demonstrações de solidariedade do povo cabense”, destacou o prefeito.
Lula Cabral falou que a preocupação no primeiro momento foi de conter ao máximo o avanço da mancha. Os 17 km de praia estão sendo monitorados desde sábado pelas equipes da Prefeitura, com a ajuda de pescadores e associações de moradores.  A primeira mancha foi vista às 5h da manhã desse domingo.  “Pedimos a população que evite o banho de mar em Suape e áreas atingidas, e esteja  atenta às orientações de nossos pessoal , pois a manha de óleo é tóxica e não deve ser manuseada sem luvas apropriadas”, disse.
As manchas também atingiram um parte do manguezal, no Pontal de Suape . Uma mancha de  aproximadamente 200 quilos foi retirado das águas pelos bugueiro Luiz Carlos Felipe e por Roberto Júnior, dono da agência Pinzon Turismo. “Eu sou morador da praia. Vivo do turismo e tenho que fazer a minha parte”, disse Júnior.
O diretor do Ibama, Olivaldi Azevedo, que também acompanha a operação, disse que a rapidez nas medidas adotadas pelo município com a colaboração de órgãos estaduais pode diminuir o impacto de contaminação nas praias do Cabo. “Não fosse às ações envolvendo a população e a Prefeitura com certeza não é possível resolver o problema no tempo necessário”, destacou. Pela manhã, aproximadamente mil pessoas estão trabalhando na identificação de novas áreas atingidas.
As equipes recolheram manchas nas praias do Paraíso, em frente ao Bar do Eloi, e em Calhetas. De acordo com técnicos da Defesa Civil do município uma mancha de grande proporção se aproxima da praia de Gaibu, devendo chegar a faixa de areia durante à noite. “Estamos atentos e vamos conseguir controlar a situação com a ajuda de todos”, disse Lula Cabral.  O Complexo de Suape enviou mil pares de luvas plásticas e 500 sacos de raifa que estão sendo distribuídas para a população que está ajudando no trabalho.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Léo Domingos