Os festejos juninos do Cabo de Santo Agostinho foram encerrados nesse final de semana com muita animação. A despedida da festa no Pátio de Eventos da PE-60 contou com shows de artistas como Nando Cordel, Maciel Melo e Léo Guilherme. Nas praias de Gaibu e Suape, centenas de pessoas curtiram apresentações musicais para celebrarem também o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. No Centro, o forró foi garantido com o último receptivo do Trem do Forró 2014.
Na noite desse sábado (28/06), moradores e turistas que visitam o Cabo prestigiaram no Pátio de Eventos o último dia de festejos nesse polo. O cantor Nerilson Buscapé iniciou as apresentações agitando o público com o autêntico forró pé de serra. Dando sequência, subiu ao palco a banda cabense Flor de Araçá. O cantor e compositor Maciel Melo, principal atração da noite, encerrou a programação. “É sempre bom participar de eventos como esse, principalmente numa cidade como o Cabo, que é referência no Estado. Uma maravilha poder trazer meu trabalho e compartilhar com o público cabense”, afirmou Maciel Melo.
Na sexta (27), cerca de 30 mil pessoas cantaram os grandes sucessos do cantor Nando Cordel no pátio da PE-60. A banda Forró do Muído também subiu ao palco e levou a galera ao delírio com suas músicas antigas e românticas. O final da festa foi comandando pelo cantor cabense Léo Guilherme e meu Forró Santropê. “É um prazer poder estar participando dessa festa linda, que está sendo o São João do Cabo”, comentou Léo. “Não tinha lugar melhor para eu encerrar meus shows de São João, se não fosse aqui na minha terra. Estou maravilhado com esse grande evento e só tenho a agradecer pelo convite de poder estar mais uma vez no município do Cabo”, declarou o cantor Nando Cordel.
Para o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, a participação de grandes nomes da música brasileira só engrandeceu a festa e foi uma forma de valorizar a cultura nordestina. “Além dos nossos talentosos artistas cabenses, tivemos atrações de peso, como Maciel Melo, Nando Cordel, Aviões do Forró, Magníficos e Gabriel Diniz. Isso só enaltece e consolida o nosso São João”, afirmou.
O público aprovou a festa. Ana Paula, 33, cobradora de ônibus, destacou a animação dos festejos. “Moro no Bairro de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, e foi a primeira vez que vim ao São João do Cabo. Estou maravilhada”, disse. Para a dona de casa, Mariete José, 42, moradora da Cohab, o evento foi bastante tranquilo para curtir com a família. “Trouxe meus filhos também, pois está tudo muito animado e organizado”, enfatizou. O vendedor Jaime Marinho, 39, morador de Garapu, gostou da programação montada. “Gostei muito das atrações, pois pôde atender a todos os gostos do público”, concluiu.
HOMENAGEM A ZÉ DA BANHA – No sábado (28), houve a homenagem póstuma ao Zé da Banha, grande personagem do Bacamarte do município. Familiares do homenageado e membros da Sociedade de Bacamarteiros do Cabo (Sobac) celebraram o saudoso José Alves Bezerra, que em 2014 completaria 100 anos de idade. “Acredito que é um momento diferenciado, faz muitos anos que a cultura popular do Cabo de Santo Agostinho não é evidenciada como está sendo agora. Zé da Banha não é somente um ícone dos bacamarteiros. Sua influência foi muito forte no momento em que viveu. Ele criou o primeiro estatuto de bacamarteiros, o primeiro regimento e a primeira entidade com personalidade política. Graças a ele, o folguedo permaneceu em todo o Brasil”, declarou Ivan Marinho, presidente da Sobac.
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer, este foi o São João mais longo da história do município e reuniu, ao longo de 14 dias, em nove polos diferentes, mais de 100 atrações. Marcaram presença artistas locais e de renome nacional e regional, grupos de coco e quadrilhas juninas.
Texto: Thainá França e Agostinho Santiago – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto