O Dia de São João no Cabo de Santo Agostinho foi bastante animado. No Pátio de Eventos da PE-60, um dos polos montados pela Prefeitura Municipal no período junino, centenas de pessoas dançaram e cantaram ao som da banda pernambucana Nação Forrozeira, do cantor cabense Arimateia Xavier e da dupla sertaneja Felipe & Gabriel.
Arimateia agradeceu a oportunidade. “Para mim que sou um ‘filho da terra’ é motivo de muito orgulho participar dessa grande festa que foi montada esse ano no Cabo. Já participei outros anos no receptivo do trem do forró e em outros eventos, mas o desse ano superou todas as expectativas. O São João do município não ficou devendo a cidade nenhuma”, comentou o cantor, que mora em Ponte dos Carvalhos e trabalha com música há dez anos.
As prévias juninas também garantiram animação em várias localidades do município. Dando continuidade à programação, iniciada no último dia 31 de maio, houve shows nos polos Estação do Forró (Centro), Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Pirapama, Jussaral e Pátio de Eventos da PE-60. Este último recebeu nos últimos dias (20 a 23/06) o total de 16 atrações. Na sexta (20), para um público de mais de 30 mil pessoas, se apresentaram a banda Cavalo de Pau, o cantor Rogério Som e a sensação do momento, Gabriel Diniz. No sábado (21), fizeram a festa da galera Amigos Sertanejos, Brasas do Forró e o cantor João Salles. No domingo (22), foi a vez de Geraldinho Lins, Ronaldo Aboiador, Kitara, Robson Alves e Leo Show comandarem os festejos.
Na segunda (23), véspera de São João, a mistura de ritmos animou o público. Apesar da chuva, milhares de pessoas curtiram os shows da banda Xinelo Rasgado, do sertanejo Thiago Costa e da cantora de axé Alinne Rosa. Para o aposentado Valdemir Ferreira, 45 anos, morador do bairro de Pontezinha, o são João do Cabo é sem dúvidas o melhor da região. “Estive em outros locais pra prestigiar as festas, mas não se compara ao daqui. Bandas muito boas, uma bela festa”, destacou.
Nessa mesma noite, o polo de Pontezinha, montado no Centro Cultural Mestre Dié, a alegria ficou por conta das apresentações dos grupos culturais de coco, tradição centenária que perdura na localidade e agrada a todas as gerações. O coco do mestre Dié, de Ponte dos Carvalhos, Toadas de Pernambuco e Coco do mestre Goitá, de Pontezinha, comandaram a animação no local.
A vendedora Sandra Regina, 37 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, esteve no local para conhecer o tradicional palanque do coco e se mostrou admirada. “Estou aqui pela primeira vez e estou amando”, disse. Para o coordenador do ponto de cultura do coco em Pontezinha, Marcos Moraes, as rodas são uma maneira de preservar a tradição e perpetuar essa dança que é referência para Pernambuco. O mesmo agradeceu à prefeitura pela iniciava em valorizar os festejos juninos.
“A população tem aprovado as atrações que trouxemos para abrilhantar a festa junina do Cabo. Estamos nos superando em nível de infraestrutura e é muito importante ver que a população tem dado credibilidade aos eventos”, enfatizou o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
SEGURANÇA E SAÚDE – Pensando no público presente todas as noites, estão funcionando no pátio de eventos da PE-60 serviços de emergência com unidades do Samu, serviços de segurança com patrulhamento intensivo, ação conjunta entre a guarda municipal e a Polícia militar e uma unidade de monitoramento móvel que registra a movimentação do local. Também estão sendo promovidas ações de combate e prevenção às DSTs, com distribuição de preservativos.
Texto: Secom /Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário