quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dia de São João foi comemorado com muito forró

NacaoForrozeira 1.jpgO Dia de São João no Cabo de Santo Agostinho foi bastante animado. No Pátio de Eventos da PE-60, um dos polos montados pela Prefeitura Municipal no período junino, centenas de pessoas dançaram e cantaram ao som da banda pernambucana Nação Forrozeira, do cantor cabense Arimateia Xavier e da dupla sertaneja Felipe & Gabriel.
Arimateia agradeceu a oportunidade. “Para mim que sou um ‘filho da terra’ é motivo de muito orgulho participar dessa grande festa que foi montada esse ano no Cabo. Já participei outros anos no receptivo do trem do forró e em outros eventos, mas o desse ano superou todas as expectativas. O São João do município não ficou devendo a cidade nenhuma”, comentou o cantor, que mora em Ponte dos Carvalhos e trabalha com música há dez anos.
SaoJoao_Cabo_20Randyaugusto(15).jpgAs prévias juninas também garantiram animação em várias localidades do município. Dando continuidade à programação, iniciada no último dia 31 de maio, houve shows nos polos Estação do Forró (Centro), Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Pirapama, Jussaral e Pátio de Eventos da PE-60. Este último recebeu nos últimos dias (20 a 23/06) o total de 16 atrações. Na sexta (20), para um público de mais de 30 mil pessoas, se apresentaram a banda Cavalo de Pau, o cantor Rogério Som e a sensação do momento, Gabriel Diniz.  No sábado (21), fizeram a festa da galera Amigos Sertanejos, Brasas do Forró e o cantor João Salles. No domingo (22), foi a vez de Geraldinho Lins, Ronaldo Aboiador, Kitara, Robson Alves e Leo Show comandarem os festejos.
Na segunda (23), véspera de São João, a mistura de ritmos animou o público. Apesar da chuva, milhares de pessoas curtiram os shows da banda Xinelo Rasgado, do sertanejo Thiago Costa e da cantora de axé Alinne Rosa. Para o aposentado Valdemir Ferreira, 45 anos, morador do bairro de Pontezinha, o são João do Cabo é sem dúvidas o melhor da região. “Estive em outros locais pra prestigiar as festas, mas não se compara ao daqui. Bandas muito boas, uma bela festa”, destacou.
SaoJoao_Cabo_RandyAugusto(2).jpgNessa mesma noite, o polo de Pontezinha, montado no Centro Cultural Mestre Dié, a alegria ficou por conta das apresentações dos grupos culturais de coco, tradição centenária que perdura na localidade e agrada a todas as gerações. O coco do mestre Dié, de Ponte dos Carvalhos, Toadas de Pernambuco e Coco do mestre Goitá, de Pontezinha, comandaram a animação no local.
A vendedora Sandra Regina, 37 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, esteve no local para conhecer o tradicional palanque do coco e se mostrou admirada. “Estou aqui pela primeira vez e estou amando”, disse. Para o coordenador do ponto de cultura do coco em Pontezinha, Marcos Moraes, as rodas são uma maneira de preservar a tradição e perpetuar essa dança que é referência para Pernambuco. O mesmo agradeceu à prefeitura pela iniciava em valorizar os festejos juninos.
SaoJoao_Cabo_RandyAugusto(6).jpg“A população tem aprovado as atrações que trouxemos para abrilhantar a festa junina do Cabo. Estamos nos superando em nível de infraestrutura e é muito importante ver que a população tem dado credibilidade aos eventos”, enfatizou o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
SEGURANÇA E SAÚDE – Pensando no público presente todas as noites, estão funcionando no pátio de eventos da PE-60 serviços de emergência com unidades do Samu, serviços de segurança com patrulhamento intensivo, ação conjunta entre a guarda municipal e a Polícia militar e uma unidade de monitoramento móvel que registra a movimentação do local. Também estão sendo promovidas ações de combate e prevenção às DSTs, com distribuição de preservativos.

Texto: Secom /Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário