Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa quinta-feira (05/06), de um simulado com múltiplas vítimas. A preparação, que ocorreu no campo do Sesi, localizado às margens da BR-101 Sul, é voltada para desastres, acidentes e outras ocorrências graves que possam vir a acontecer no município.
O treinamento reuniu cerca de 30 profissionais do Samu, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e socorristas. De acordo com a coordenadora do Samu Cabo, Erika Lima, durante o curso os profissionais participaram de atividades teóricas e práticas. “Nosso objetivo maior é capacitar os profissionais do atendimento pré-hospitalar móvel para que eles desenvolvam um atendimento de excelência com múltiplas vítimas”, destacou.
Durante o curso, ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, foi simulado um acidente de trânsito envolvendo um ônibus e uma ambulância com 16 vítimas. No local, os profissionais socorreram as vítimas e aplicaram os conhecimentos de triagem e condução dos feridos até o transporte simulado ao hospital.
Atualmente a estrutura do Samu conta com seis veículos, sendo cinco unidades básicas para atendimento geral, uma unidade avançada (UTI móvel), um carro de intervenção rápida, que dá suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBS), e uma motolância, que permite mais agilidade e rapidez em casos de emergência. Para acionar o Samu basta ligar para o 192.
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário