sábado, 7 de junho de 2014

São João do Cabo terá nove polos com mais de cem atrações


É São João, tem estouro de Bacamarte, acordes de sanfona e arrasta pé no salão!. Este é o tema dos festejos juninos 2014 do Cabo de Santo Agostinho. Organizada pela Prefeitura Municipal, a festa contará com nove polos e mais de cem atrações, entre artistas de renome nacional e regional, bandas locais, grupos de coco e quadrilhas juninas. Nomes consagrados e que fazem sucesso na região, como Aviões do Forró, Gabriel Diniz, Magníficos, Cavaleiros do Forró, Maciel Melo, Kitara, Santana, Nando Cordel, Geraldinho Lins, Rogério Som e Amigos Sertanejos, subirão ao palco de um dos polos principais, o Pátio de Eventos da PE-60, que espera receber cerca de 40 mil pessoas em cada noite.
Neste polo (imagem), os festejos começam na próxima quarta-feira (11/06), a partir das 21h, com shows de Aviões do Forró, Barões de Luxo e do Mestre de Coco de Pontezinha. A festa junina também acontece no Centro (no Pátio da Estação e na Rua da Matriz de Santo Antônio), nos distritos de Ponte dos Carvalhos e Jussaral, nos bairros de Pontezinha e Pirapama e nas praias de Gaibu e Suape, transformando o município em um grande arraial até o próximo dia 29. No Pátio da Estação o forró começou a esquentar no último dia 31, com o receptivo do tradicional Trem do Forró.
“Queremos fazer o maior São João da história do Cabo, com diversas atrações locais e nomes nacionais, além de valorizar a cultura e manter a tradição dos bacamarteiros. Em Pontezinha, teremos diversas atrações de Coco e a noite dos oito baixos com respeito ao velho Januário”, disse o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, que destacou a importância de manter a valorização dos artistas locais. “Em todos os polos teremos artistas cabenses e uma programação especial para o dia de Santo Antônio, padroeiro do município”, acrescentou.
HOMENAGEADO – Neste ano, os festejos juninos do município fazem uma homenagem ao bacamarteiro Zé da Banha. Em 2014 o torneiro mecânico nascido em Altinho faria 100 anos de idade. Com nome de batismo José Alves Bezerra, conhecido como Zé da Banha, foi figura imprescindível para o bacamartismo no Brasil, criou a primeira associação com personalidade jurídica do gênero, fez os primeiros bacamartes em aço reforçados, incluiu no grupo uma equipe de primeiros socorros e abriu precedente para as discussões sobre a regulamentação no Exército Brasileiro. Graças àquela ação vanguardista, na década de 1960, o folguedo resiste ao esquecimento de sua inclusão no Sistema Nacional de Armas e do Estatuto do Desarmamento.
Para o presidente da Sociedade dos Bacamarteiros, Ivan Marinho, é gratificante ver um bacamarteiro sendo homenageado no município. “Depois de termos passado vários anos sem participar dos festejos juninos, é de uma grande satisfação sermos convidados novamente e ainda recebermos uma homenagem. O prefeito Vado já nos presenteou com a doação do terreno da sede e agora nos deparamos com este ato tão importante”, relatou.
Outras informações sobre a festa junina do Cabo podem ser obtidas pelo telefone 3521-6655.
Confira no link abaixo a programação oficial e completa do São João do Cabo:

Texto: Samantha Rúbya e Raíza Muniz – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário