Técnicos do Estado que realizarão o Cadastro Ambiental Rural (CAR) receberam uma capacitação no Cabo de Santo Agostinho. O encontro aconteceu na última sexta-feira (30/05), no Centro Administrativo Municipal (CAM), e reuniu agentes dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ipojuca e Cabo, além de representantes do CPRH, sindicatos rurais, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Segundo o engenheiro florestal e técnico de supervisão do CPRH, Orieudo Moura, a capacitação visa apresentar o cadastro e direcionar o modo como ele deverá ser realizado. Serão 36 capacitações para técnicos em todo o estado, abrangendo região metropolitana do Recife, agreste e sertão.
De acordo com o coordenador do CAR em Pernambuco, Josemário Lucena, o cadastro é o registro público eletrônico das informações ambientais de imóveis rurais em todo o país. “O objetivo é realizar a identificação e a integração das informações ambientais de propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularidade ambiental”, explicou ele. Os critérios de registro e regularização das propriedades foram baseados na Lei 12.651/12.
Representantes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo também estiveram presentes na capacitação. “Através deste cadastro será possível realizar um levantamento e uma adequação ambiental das propriedades do município, além de beneficiar nossos agricultores com linhas de crédito oferecidas aos proprietários. A secretaria, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Rural, prestará todo o apoio técnico e logístico para que o cadastramento aconteça no município”, destacou o secretário André Morais.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário