A estudante Adrielly Pereira da Costa (9 anos), aluna da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, vai representar o Cabo de Santo Agostinho na 14ª edição do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). A atividade é voltada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com idade máxima de 10 anos, matriculados em escolas públicas municipais e objetiva despertar o prazer da leitura de gêneros textuais diversos.
Esta edição do concurso já conta com a adesão de 61 municípios pernambucanos. As cidades foram divididas em cinco grupos, sendo quatro grupos com 12 municípios e um grupo com 13. No Cabo, a Secretaria Municipal de Educação inscreveu as escolas Ariosto Nunes (Centro do Cabo), Manoel Victor (Ponte dos Carvalhos), Professor Antônio Benedito da Rocha (Garapu), Dr. João Lopes (Engenho Bom Jesus) e Aristheu Figueiredo (Charneca). Os alunos dessas instituições foram escolhidos após a avaliação e leitura de textos de gêneros diversos selecionados pelas próprias escolas e pela secretaria, obedecendo aos critérios de ritmo de leitura, fluência, entonação, pontuação, tom da voz e postura.
O trabalho pedagógico das participantes iniciou no mês de abril do corrente ano, sendo que a primeira eliminatória (fase escolar) ocorreu de 28 de abril a 7 de maio. Em seguida, os nomes dos selecionados foram encaminhados à SME para a escolha do representante do município (fase municipal) que ocorreu em 29 de maio. Após a análise dos trabalhos das instituições inscritas, a banca, composta pela equipe técnica da Secretaria de Educação, escolheu Adrielly para representar o município.
Caso seja classificada na fase regional, que acontecerá no dia 11 de agosto, no Hotel Dorisol, em Jaboatão dos Guararapes, Adrielly Costa participará da etapa final do concurso em Caruaru, no dia 09 de outubro. As premiações incluem livros, tablets, notebooks e participação no encontro de confraternização e lazer realizado anualmente pela Aspa.
A gerente de ensino da secretaria, Nelma Oliveira, destaca que o evento é muito importante para o estímulo à leitura, notadamente para o 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, público-alvo do projeto. “Parabenizamos a professora Raquel Pereira da Silva e a pequena Adrielly pelo empenho no concurso, por chegarem até aqui elas já são vencedoras”, enfatizou a gerente.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário