quinta-feira, 12 de junho de 2014

Município realiza 2º Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa


Forurm_Pessoa_Idosa_RandyAugusto(02)
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu nessa quarta-feira (11/06) a 2º edição do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no Centro Cultural Mestre Dié, situado no distrito de Ponte dos Carvalhos. Cerca de 400 integrantes de grupos da terceira idade do município participaram do evento. A iniciativa é da Secretaria de Programas Sociais.
A ação foi alusiva ao dia 15 de Junho – Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. Durante o encontro, houve uma palestra, ministrada pela coordenadora da Escola do Estatuto do Idoso e assistente social do Hospital Oswaldo Cruz, Sálvia Campelo, e uma oficina, que explicou os tipos de violência existente, pela promotora de justiça, responsável pela pessoa idosa do Cabo, Janaína Sacramento.
Forurm_Pessoa_Idosa_RandyAugusto(05)“O prefeito Vado da Farmácia tem orientado todas as secretarias a priorizar todos os idosos do município. O índice de violência contra os idosos no Cabo é baixo, visto que existe um trabalho de prevenção com os grupos, fazendo com que eles tenham uma vida ativa e tenham uma qualidade de vida melhor”, comentou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos. Ele lembra que a prefeitura vem efetivando políticas públicas e sociais beneficiando a terceira idade.
De acordo com a coordenadora da Pessoas Idosa, Glicéria Amorim, o fórum foi organizado em comemoração ao dia de combate mundial de violência contra a pessoa idosa, e o município não poderia deixar de trabalhar esse tema. “O objetivo de trazê-los a este fórum foi proporcionar um momento de conscientização”, disse.
Forurm_Pessoa_Idosa_RandyAugusto(03)Para o idoso José Paulino Lima,92, do grupo Os valentes de Mercês, isso é uma forma da terceira idade conhecer os seus direitos. “É uma oportunidade. Através dessas ações realizadas, nos sentimos vivos. Já para a idosa Zuleide Batista da Silva, 63, do grupo Mensageiros da Paz, essas ações são uma maneira de proporcionar uma vida longa.
Forurm_Pessoa_Idosa_RandyAugusto(01)Conforme a Lei Nº 10.741 do Estatuto do        Idosos, o ART 2º, refere-se que o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário