sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia do Meio Ambiente contou com palestra e plantio de mudas no Cabo

palestrameioambiente-fotojoaobarbosa-6-Gestão de resíduos sólidos e Projeto Recicla. Esses foram os principais temas abordados em uma palestra realizada nessa quinta-feira (05/06), Dia do Meio Ambiente, no Cabo de Santo Agostinho. A atividade fez parte da Semana do Meio Ambiente do município, organizada pela Prefeitura Municipal, e aconteceu na Câmara dos Vereadores, no Centro.
Ministrada pelo professor Bertrand Sampaio, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), a palestra foi aberta ao público e contou com a presença de professores das escolas municipais, ONGs, cooperativas de catadores e associações de moradores. Estiveram também os secretários André Morais (Meio Ambiente), José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), César Paiva (Juventude e Esportes) e Moisés Xavier (Orçamento Participativo), além do vereador Alexandre Guedes.
palestrameioambiente-fotojoaobarbosa-3-
Durante a abertura, houve a participação de um arte-educador, em um momento de descontração com a plateia. Na palestra, o professor Bertrand Sampaio falou da importância do tratamento dos resíduos sólidos em um município como o Cabo, que atualmente gera 250 toneladas/dia de lixo, onde 40% são recicláveis. Destacando o trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem como peças fundamentais nesse processo. Ele também falou da importância do Projeto Recicla. “Este projeto está sendo coordenado pelo Itep e atende hoje cerca de 12 cidades no Estado, promovendo ações voltadas à sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social”, informou.
palestrameioambiente-fotojoaobarbosa-4-Para André Morais, a palestra abre um diálogo com a população e transfere informações sobre um ponto primordial que é o tratamento do lixo. “Estamos realizando um trabalho educativo junto à população sobre a destinação do lixo contando com parceiros como as cooperativas de catadores que hoje estão aqui, para que, seguindo as orientações e experiências trazidas pelo professor Bertrand, que é um especialista no assunto, possamos ter uma cidade cada dia mais limpa e saudável”, destacou.
No município estão sendo implantadas políticas de gestão de resíduos sólidos e firmadas parcerias com cooperativas de catadores. Para Edielfan Batista, representante da cooperativa de catadores e artesãos da Vila Claudete, as parcerias, além de auxiliarem na coleta e no tratamento do lixo, organizam o trabalho e gera ganhos, “É um reconhecimento à forma de trabalho das cooperativas como um forma de associação onde todos podem ser ajudados, gerando renda mas beneficiando principalmente o meio ambiente”, disse.
Plantacao_Mundas_Meio Ambiente_RandyAugusto (1)ESTUDANTES PARTICIPAM DE PLANTIO - Dando continuidade à Semana, na tarde dessa quinta-feira alunos da Escola Municipal Jasão Brandão da Silva participaram do plantio de 12 mudas de Ypê Roxo e Pau-brasil, no Parque da Juventude, localizado na Cohab.
Para a professora Elisane Magalhães, a criança deve crescer tendo a conscientização da importância de conservar o meio ambiente. ‘‘Infelizmente a nossa juventude hoje está costumada a ver áreas bastante devastadas e são ações como esta que ressaltam a importância de incentivá-los a preservar a natureza’’, enfatizou.
Destaque_Plantacao_Mundas_Meio Ambiente_RandyAugusto02Os 24 alunos que participaram deste ato simbólico se comprometeram a regar as plantas a cada dois dias. Estiveram presentes no ato os secretários André Morais, César Paiva e Moisés Xavier.
Texto: Jaqueline Mota e Erika Freitas – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário