Ministrada pelo professor Bertrand Sampaio, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), a palestra foi aberta ao público e contou com a presença de professores das escolas municipais, ONGs, cooperativas de catadores e associações de moradores. Estiveram também os secretários André Morais (Meio Ambiente), José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), César Paiva (Juventude e Esportes) e Moisés Xavier (Orçamento Participativo), além do vereador Alexandre Guedes.
Durante a abertura, houve a participação de um arte-educador, em um momento de descontração com a plateia. Na palestra, o professor Bertrand Sampaio falou da importância do tratamento dos resíduos sólidos em um município como o Cabo, que atualmente gera 250 toneladas/dia de lixo, onde 40% são recicláveis. Destacando o trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem como peças fundamentais nesse processo. Ele também falou da importância do Projeto Recicla. “Este projeto está sendo coordenado pelo Itep e atende hoje cerca de 12 cidades no Estado, promovendo ações voltadas à sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social”, informou.
No município estão sendo implantadas políticas de gestão de resíduos sólidos e firmadas parcerias com cooperativas de catadores. Para Edielfan Batista, representante da cooperativa de catadores e artesãos da Vila Claudete, as parcerias, além de auxiliarem na coleta e no tratamento do lixo, organizam o trabalho e gera ganhos, “É um reconhecimento à forma de trabalho das cooperativas como um forma de associação onde todos podem ser ajudados, gerando renda mas beneficiando principalmente o meio ambiente”, disse.
Para a professora Elisane Magalhães, a criança deve crescer tendo a conscientização da importância de conservar o meio ambiente. ‘‘Infelizmente a nossa juventude hoje está costumada a ver áreas bastante devastadas e são ações como esta que ressaltam a importância de incentivá-los a preservar a natureza’’, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota e Erika Freitas – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário