Futuras mamães foram nesta terça-feira (06/08) fazer uma visitação na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos. Recebidas pela equipe da maternidade, as gestantes receberam orientações e tiraram dúvidas sobre o parto e aleitamento materno. Também foram distribuídas fraldas e uma cartilha com orientação sobre amamentação – atividade que é reforçada pela maternidade em função do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno exclusivo.
As visitas fazem parte das ações da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, no qual as gestantes conhecem os ambientes da maternidade com a finalidade de prepará-las para o parto e pós-parto. Por isso são tratadas também, através de rodas de conversa, a importância do pré-natal, as boas práticas de assistência ao parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido, além de orientação sobre planejamento familiar.
A gerente e enfermeira obstetra, Marcela Almeida, explica a importância das gestantes fazerem à visitação e conhecerem as recomendações para o incentivo ao parto natural, a redução de medicação e intervenção no trabalho de parto e pauta a liberdade de posição e as demais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Estamos realizando neste serviço uma assistência obstétrica baseada em evidências, humanização e respeito”, enfatizou a gerente.
SERVIÇO – Desde 2017, A Maternidade Padre Geraldo é um equipamento público que oferece atendimento de qualidade para as gestantes, acompanhando as mamães do pré-natal até o puerpério. A maternidade é referência em partos normais, diferente do cenário nacional onde ainda é elevado o parto cirúrgico, em comparação a outros países do mundo.
Texto: Guilherme Nascimento
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário