Dando continuidade ao processo da realização da primeira edição do Programa “Do Cabo para o Mundo”, oferecido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Educação, foi realizada nesta segunda-feira (05/08), um encontro com pais e intercambistas juntamente com gestores da educação cabense.
A reunião teve como objetivo tirar dúvidas sobre o dia a dia na Argentina e Canadá, como também questões burocráticas. O
#DoCaboParaOMundo é o primeiro programa de intercâmbio oferecido pela rede municipal de ensino, apesar de estar baseado em princípios do “Ganhe o Mundo” do Governo do Estado de Pernambuco, o seu diferencial é a participação de alunos do ensino fundamental e de professores.
Para a Argentina irão 18 alunos e dois professores, com o embarque previsto para 7 de setembro. Já para o Canadá, serão enviados 27 alunos e mais três professores, com previsão de embarque para 13 de
setembro. A coordenadora do Programa, Luciana Santos, contou a felicidade de reencontrar os intercambistas e explicou os últimos detalhes do curso intensivo antes da viagem. “Estou feliz de vê-los aqui. O principal objetivo desta reunião é compartilhar os mecanismos de como está sendo feito o programa e como será a última etapa do curso intensivo”. Nessa terça-feira (06/08), os alunos que irão ao Canadá participarão de aulas com professores canadenses para adquirirem uma maior habilidade do idioma antes de chegar em território canadense. Os intercambistas da Argentina, passarão pelo mesmo processo, aguardam apenas a chegada dos professores nativos, que chegarão nos próximos dias. As aulas acontecerão sempre no contraturno escolar.
A secretária de Educação, Sueli Nunes, esteve nas escolas argentinas e canadenses que receberão os intercambistas, para garantir que eles encontrem um ótimo ensino e estrutura. “É um grande prazer estar tão perto da realização de um sonho. Planejamos em 2017, no início da gestão e agora em 2019 estamos realizando este grande Programa. Aqui, estamos valorizando o estudante e o professor, pois são eles que na prática transformam a educação da nossa cidade”, explicou.
O prefeito em exercício, Keko do Armazém, também esteve na comitiva cabense até os dois países. “Este intercâmbio é importante para os alunos e para a cidade do Cabo de Santo Agostinho. Continuaremos investindo na educação, por isso esperamos que em 2020, possamos aumentar o número de alunos e professores participantes”, contou. Para dúvidas na questão documental e do prosseguimento do programa, está sendo disponibilizado o endereço de email docaboparaomundo2019@gmail.com .
Texto: Luana Oliveira
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário