Inclusão, atividades recreativas e aprendizado.  Esse foi o resultado do primeiro dia da XIX Feira de Educação de Trânsito, promovida nesta quinta-feira (19/09) pelo Detran-PE em parceria com a Prefeitura do Cabo. O evento reuniu mais 5 mil de visitantes na Praça 9 de Julho neste primeiro dia. A Feira de Educação no Trânsito termina amanhã (20/09).
Além de apresentações culturais promovidas por escolas municipais, os 38 estandes  trazem  exposições de viaturas de fiscalização de trânsito e atividades lúdicas como oficinas de massagem cardíaca, jogos educativos, robótica, circuito infantil de trânsito e veículos adaptados. A feira também contou com simulador do Detran, que reproduz a sensação de dirigir embriagado.
Para Alcimar dos Santos, 14 anos, a brincadeira com o simulador deixará uma lição para o resto da vida. “Quando coloquei o óculos no rosto não via nada direito, estava tudo embaçado e meio confuso. Hoje eu percebi o quanto é perigoso e que não deve misturar álcool e direção”, ressaltou.
A feira também promoveu inclusão, através de ensinamentos de códigos para indicar perigo no trânsito.  As atividades foram ministradas por profissionais do Núcleo de Línguas do Cabo. Além disso, também foram realizadas atividades que auxiliam a identificação das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia por pessoas portadoras de deficiência física.
“Esta é a primeira vez que o nosso município sedia a Feira de Educação de Trânsito, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. Nosso objetivo é proporcionar todo conhecimento necessário para a conscientização dos nossos futuros condutores, pois essa troca de conhecimentos é fundamental para um trânsito mais seguro”, ressaltou o Secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca.
Texto: Beatriz Lima
Fotos: Gilberto Crispim