Com o objetivo de promover os direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Saúde  realizou na manhã desta quinta-feira (12/09), no auditório do Sest Senat, o VI Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador e do Trabalho Infantil. O evento discutiu temáticas como o que é trabalho infantil, como ocorre esses casos e também sobre a importância da notificação dos acidentes relacionados a esse trabalho.

O fórum iniciou às atividades com uma roda de diálogo com profissionais da atenção primária, Saúde Mental, Assistência Social e o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.  A discussão englobou a intersetorialidade no combate ao Trabalho Infantil.

Dando continuidade ao dia de programação foi realizado uma palestra ministrada por Anne Santos, psicóloga  e coordenadora de Promoção Social do Sest Senat, abordando assuntos dentro da temática “ Riscos Psicológicos do Trabalho Infantil”.
O momento também foi oportuno para o lançamento de mais uma ferramenta que  auxilia a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O livreto didático chamado de  “Instrutivo para preenchimento da ficha de notificação de acidente de trabalho grave: Trabalho Infantil”, é uma ferramenta que auxilia os profissionais que atendem crianças e adolescentes nas Unidades de Saúde, a identificar os casos de Trabalho infantil.

“A partir deste novo instrumento poderemos identificar quais as atividades estão sendo exploradas e identificar as regiões que mais necessitam de atenção para que a saúde e a promoção social possam realizar a intervenção apropriada”, ressaltou Jose Carlos de Lima, secretário Municipal de Saúde.


Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa