Aconteceu nesta sexta-feira(27/09), a primeira campanha de entrega voluntária de animais silvestres do município – Projeto Fauna Livre. A atividade tem como objetivo, combater a posse ilegal de animais silvestres. Os bichos entregues pela população serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, o CETAS Tangara, unidade da CPRH, onde os mesmos passarão por reabilitação para que possam ser reintroduzidos na natureza.
Pela manhã alguns animais foram entregues a equipe da CPRH para serem devolvidos a natureza. Foi o caso do Jabuti, que tem mais de cinco anos, e foi entregue por Ednilson Oliveira, morador da Cohab, que compreendeu a importância desses animais estarem em seu habitat natural. “ Eu ganhei o animal de uma vizinha e convivi com ele por cinco anos, mas entendo a importância de eles serem destinados à natureza. Nós somos parte da natureza, e precisamos cuidar bem dela”.
Um pequeno Cágado de Barbixa também foi entregue aos profissionais, o Secretário de Meio Ambiente do Cabo, Raimundo Souza, destacou a importância de conscientizar a população que a responsabilidade de preservar o meio ambiente não é só da prefeitura ou da CPRH, mas de cada cidadão. “ Quando o cidadão faz uma ação em prol do meio ambiente, ele está ajudando. E essa conscientização fortalece nosso trabalho”, declarou o secretário.
A Secretaria de Meio Ambiente tem a linha verde, um telefone para receber denúncias sobre espécies encontradas fora de seu habitat. Para quem deseja acionar a guarda, basta ligar para 3521-6681.
Texto: Cristhiane Arantes
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário