Grande procura por acordos com Celpe, Compesa, cartões de crédito e bancos foi resultado do primeiro dia do mutirão da Cidadania, realizado pelo Procon Cabo, em parceria com o CEJUSC.
O público que aguardava por atendimentos e orientações acerca dos direitos do consumidor, também puderam participar de palestras com temáticas diversas. Inicialmente, as orientações foram relacionadas à saúde e higiene bucal, fluxo de atendimento para dentistas, prevenção às drogas e também dicas sobre segurança relacionadas a energia elétrica. Quem possui dívidas com bancos, cartões de créditos, Celpe, Compesa e IPTU também contou com mais uma oportunidade para quitar seus débitos com grandes descontos e isenção de taxas de juros e multas.
Para dívidas relativas a Caixa Econômica, foram disponibilizados descontos de até 90% para pagamentos à vista.  João Nascimento, 49 anos, estava com débitos com a Caixa e aproveitou essa oportunidade para quitá-los. “ Finalmente consegui pagar a minha dívida. O valor que estava em R$ 4.079 diminuiu para R$ 263.  Estou muito feliz e satisfeito com esse mutirão”, ressalta.
Muita cidadania e cuidado com a saúde também foi resultado dos serviços oferecidos pelo Mutirão da Cidadania,  através de encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, casamento e também atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de glicose e vacinação.
Para ressaltar a segurança, dignidade e autoestima das mulheres presentes foram ofertados, de forma gratuita, serviços de manicure, maquiagem e conversas com psicóloga, assistente social e advogada focado no reconhecimento e prevenção a violência contra mulher.
“Estamos sempre buscando promover a cidadania para todos os cidadãos, tendo em vista que muitos deles não possuem o acesso à justiça e ao direito. Através desses mutirões, buscamos soluções e conciliação de conflitos”, ressaltou a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva.
Em continuidade a ação, o Mutirão da Cidadania segue com a programação na quinta-feira (05/09).  Além dos serviços promovidos nesta quarta-feira (04) também serão disponibilizados emissão de RG, audiências de divórcios, pensão alimentícia e casamento comunitário.
Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa