O suicídio está entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo. Para discutir essa realidade, a Prefeitura do Cabo iniciou nesta segunda-feira (16), no auditório da UFRPE, a programação do “Setembro Amarelo”. O evento também serviu de formação para os profissionais da rede de cuidado e visou prevenir e reduzir casos de suicídio, através da identificação, manejo e assistência à crise.
A atividade, foi coordenada pela diretora médica do Hospital Ulisses Pernambucano e médica do Caps Espaço Vida / Recife. A psiquiatra Ana Coutinho discutiu com profissionais da saúde, educação e assistência social sobre saúde mental e prevenção do suicídio; identificação e assistência à crise; manejos ; fatores relacionados ao suicídio, encaminhamentos à rede de cuidados – Caps e Ambulatório.
A prevenção é apontada pelo Ministério da Saúde como a principal ação para diminuir os casos. Além de estar atento aos sinais de alerta é necessário capacitar profissionais para esse atendimento. “É necessário e importante propiciar espaços de discussão para potencialização da assistência aos caso relacionados às situações de crise e tentativa de suicídio”, disse Danielle Moura, Coordenadora da Saúde Mental.
O Cabo de Santo Agostinho dispõe de uma Rede de Saúde Mental, que oferece para população, de forma gratuita, serviços para pessoas com sofrimento ou transtornos mentais, e questões relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa rede é composta por três Centros de Tratamento Psicossocial (CAPS). O CAPS AD, CAPS Estação Cidadania e o CAPS Ciranda de Vida.
Serviço:
Caps AD: Centro de Atenção Psicossocial- Pr. Armando José da Silva
Telefone: 3521-6628
CAPS Estação Cidadania – Rua Amaro Pereira Cavalcanti, nº 197, Centro.
Telefone: 3521-6672.
Texto: Beatriz Lima
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário