sábado, 14 de setembro de 2019

Metodologia Liga Pela Paz tem bons resultados nas escolas da cidade

A metodologia Liga Pela Paz foi implantada em 2017 pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da cidade. Atualmente, o programa auxilia na melhoria do comportamento e desenvolvimento saudável dos estudantes da rede municipal. Em 2018, participaram do programa 13.121 estudantes do 1º ao 9º ano com problemas relacionados aos sintomas emocionais e comportamentais. Foi constatado que 48% tiveram uma melhora significativa de comportamento, através das habilidades socioemocionais. Já a Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI, os 306 estudantes que participaram, 49% obtiveram uma melhoria no desenvolvimento saudável, que inclui: autossuficiência, perseverança, flexibilidade e adaptabilidade.

Os 48% e 49% de resultados significam que os alunos que participaram, estão identificando melhor as emoções que sentem e reduzindo comportamentos que possam gerar conflitos relacionados à violência. Como também adquirindo comportamentos que levem à harmonização do ambiente.  Além da aprendizagem para buscar motivação para lidar com os desafios e conhecer seus limites.

O programa tem como objetivo construir uma cultura de paz e educação socioemocional para a elaboração de um ambiente mais edificante para os discentes. De maio a junho deste ano, o Programa de Educação Socioemocional visitou 20 escolas para realizar os acompanhamentos pedagógicos presenciais. Os funcionários que compõem a educação cabense também estão inseridos na Metodologia, e neste ano, 70,23% atuaram de forma ativa nos cursos de qualificação.

A professora da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, Claudiane da Silva, contou que com a chegada da Educação Socioemocional e Social, a instituição conseguiu reduzir os casos de bullying. “O diálogo passou a ter mais valor. Os alunos passaram a expor as emoções de forma mais clara e agora param para pensar antes de agir. Com isso tivemos uma redução significativa em casos de bullying”, disse.


Texto: Luana Oliveira
Foto: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário