A 24ª Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas – Mocaspe, encerrou nesse domingo (29) com a premiação do júri popular para o espetáculo ‘Dono’, onde obteve 88,79% dos votos. A mostra começou no dia 25 de setembro e contou com a participação de artistas locais, onde a população Cabense pode assistir às esquetes e poesias. As premiações forma divididas em duas categorias (Aspirante e Master), nas categorias: destaques em iluminação, figurino, maquiagem, sonoplastia, cenário, entre outras, totalizando 24 subcategorias.
A esquete vencedora falou sobre violência contra a mulher e   relacionamento abusivo. Explicando o conceito de feminicídio, o espetáculo   trouxe a história de uma mulher que sofre agressões do marido e um filho que sofre ataques homofóbicos do pai.  Durante o intervalo para a premiação diversos poetas recitaram versos no auditório. O gestor de Cultura, Sérvulo Ferreira também juntou-se às apresentações poéticas, recitando sobre os direitos das mulheres e as conquistas no decorrer da história.
O gestor ainda contou sobre a sua satisfação em ver os jovens presentes durante a semana do evento. “Eu fico muito feliz com os jovens que vieram prestigiar o teatro. Os diversos grupos de teatro do Cabo que fazem cultura com proatividade e independência”, completou Ferreira.
O homenageado dessa edição da Mocaspe, Edes di Oliveira, recebeu presentes que resgataram a memória dos seus 30 anos de carreira no teatro. Edes se emocionou ao ver a família – que já foi também homenageada na mostra – presente com ele no palco.  “Minha família é tudo na minha vida”, destacou Oliveira, contando sobre as influências artísticas. “A Mocaspe foi fantástico, foi uma delícia. Agradecer a todos que fazem a Mocaspe”, concluiu o artista.

Texto: Sidney França
Fotos: João Barbosa