Jussaral –  área rural do Cabo – é o lugar onde acontece as aulas de Capoteria para idosos.  Mais do que uma atividade física a capoeira promove a amizade, carinho, alegria, saúde e respeito entre grupos de terceira idade.
O grupo é formado por pessoas acima dos 50 anos, participantes do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Atualmente o projeto de Capoterapia atende apenas os idosos de Jussaral.  A ideia surgiu das aulas de capoeira que são aplicadas para as crianças e despertou neles o desejo de praticar o esporte.
A capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de atividades físicas, respeitando as potencialidades, limites e às características psicológicas individuais do praticante.
“O importante para gente é que eles se movimentem, que ajude a melhorar a autoestima, a saúde mental e física. E Jussaral é o palco desse projeto tão lindo”, enfatizou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.
Para Severino Mariano, 52 anos, morador de Jussaral, o projeto ajuda com as dores do corpo.  Ele acha maravilhoso aproveitar os dias, conhecendo pessoas e lugares novos, ao participara de outras programações feitas pelo Cras. “Sinto-me como se tivesse 20 anos.  Minha pressão arterial   parece de criança”.
“Deixamos claro, através desse projeto que não existe um limite para realizar capoeira na terceira idade, o que existe são adequações”, destacou o professor de capoterapia, Ricardo Washington.

Texto: Cristhiane Arantes
Fotos: Ivan Melo