Em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio  –  a Secretaria de Saúde promoveu  ações com enfoque nos temas da Saúde Mental e de valorização da vida.  A ação que aconteceu nesta quarta-feira (25/09), na escola Municipal Caic, levou mais de 200 alunos para um dia de reflexão, conscientização e aprendizado.
Dando largada às atividades foram oferecidas oficinas de chaveiro, construção de paineis de sentimentos, trabalho com argila, confecção de artesanatos, realizados com a supervisão de profissionais dos CAPS e ambulatório da rede de saúde mental do município.  Apesar da pouca idade, Kaline Silva, de 11 anos, conseguiu explorar a criatividade e fez um belo trabalho. “Foi a primeira vez que fiz bonecos de argila e estou muito feliz e orgulhosa”, ressaltou.

Durante a ação também foram realizadas rodas de diálogos. Um desses momentos foi coordenado por Cecília Pinto, psicóloga  do ambulatório municipal de Saúde Mental, discutindo com alunos do 4° ao 5° ano sobre depressão, bullying, qualidade de vida e prevenção. “Hoje eu aprendi muito sobre o que é o setembro amarelo e o quanto ele pode ajudar as pessoas”, conta Kaline.

“ Estamos sempre buscando o trabalho intersetorial na perspectiva de potencializar a assistência as pessoas com questões mentais , e consequente, diminuição dos casos de tentativa de suicídio. Hoje escolhemos o ambiente escolar a partir de um mapeamento do público infanto juvenil que tem buscado a rede de saúde com problemáticas relacionadas à  depressão e automutilação cada vez mais cedo “, explica a coordenadora de Saúde Mental, Daniela Moura.


Texto: Beatriz Lima
Fotos: Gilberto Crispim