Foi realizada nesta quinta-feira, (19) a 5ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres. O evento coordenado pela Secretaria da Mulher foi realizado no SEST/SENAT, reuniu um grande público dos diversos setores da sociedade,  além do prefeito em exercício, Keko do Armazém, que destacou que as mulheres têm uma grande representatividade na gestão atual.  “Mas é preciso voltar os olhos para a câmara de vereadores e ampliar a representatividade do público feminino no legislativo municipal”, destacou.
Já a Secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, palestrante da conferência, salientou que é preciso colocar esse tema em foco. “Estamos vivendo uma situação no Brasil de muito retrocesso e muita perda de direito das mulheres.  Não dá para discutir direito sem fazer uma progressão sobre democracia. É escutando as mulheres que iremos acertar mais no plano de políticas para mulheres”, enfatizou.
Edna Gomes, Secretária Municipal de Programas Sociais, ressaltou o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. “Nós queremos igualdade de direitos, então quando a gente chama as mulheres para conversar e discutir, nós queremos um país onde elas tenham igualdade de direitos”.
O evento também oportunizou a apresentação da nova Secretária Executiva da Mulher, Dalvanice Nascimento. “Nosso objetivo com essa conferência é discutir propostas e levantar questionamentos como o que realmente é bom para as mulheres do Cabo.  O evento é uma oportunidade de propor o que é bom”, disse.
No período da tarde, houve oficinais temáticas.  Logo após os participantes foram divididos em grupos para o debate amplo sobre os eixos temáticos, incluindo a formulação de propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual de Política para as Mulheres, a ser realizada em outubro.

Texto: Cristhiane Arantes
Fotos: Ivan Melo