sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeitura discute detalhes para construção de moradias no distrito de Jussaral



O secretário de Governo e Assuntos Estratégicos, Ian Karlo, recebeu, na manhã desta sexta-feira (12/04), a visita do gerente Geral da Caixa Econômica Federal da agência do Centro do Cabo, Jair Raupp, e do representante do Instituto de Defesa e Integração Social (Idis), João Vasconcelos. O objetivo da reunião foi apresentar o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, integrado ao Programa Minha Casa, Minha Vida, e reafirmar a parceria para a construção de 50 moradias no distrito de Jussaral. O encontro aconteceu na própria sede da prefeitura, no Centro.

Ian Karlo explicou que esse programa é uma preocupação do governo do prefeito Vado da Farmácia, que visa proporcionar mais conforto e segurança à população de baixa renda. “O nosso maior intuito é dar as melhores condições de vida para quem vive na zona rural”, frisou. Com previsão de início das obras para o mês de maio, o projeto em parceria com a Caixa e o Idis vai beneficiar diversas famílias que moram em casas de taipas na comunidade de Jussaral. No total, serão construídas 50 casas de 44 m², todas em cerâmica, compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais.

De acordo com o representante do Idis, João Vasconcelos, as obras serão realizadas pelos próprios pedreiros da comunidade, assim gerando emprego e renda para quem precisa. Além da moradia fixa, os beneficiados irão receber acompanhamento através de trabalho social realizado pelo Idis. Esse trabalho vai proporcionar discussões sobre geração de renda, conservação e manutenção do imóvel, convivência coletiva, assim como avaliação de dificuldades que, por ventura, os moradores venham a ter.

“Esse programa juntamente com a prefeitura e o Idis tem o intuito maior de promover a integração social, saúde, educação, conforto e segurança para quem mora na área rural do município”, destacou o Jair Raupp.

Para o coordenador do distrito de Jussaral, Carlos de Dão, o desenvolvimento que a comunidade irá receber só aumenta a qualidade de vida e diminui a vulnerabilidade social. “Estamos muitos felizes com esse ganho importante para Jussaral. Só temos que agradecer a todos que estão fazendo desse sonho uma realidade”, agradeceu.

O próximo encontro ficou marcado para a próxima terça-feira (16) com o prefeito Vado da Farmácia. Também esteve presente na reunião o representante da instituição da Caixa que vai atuar junto à prefeitura, Artur Laranjeira.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário