A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta segunda-feira (21/07) o balanço de uma operação de combate ao comércio ilegal de animais silvestres, realizada no último sábado (19) em feiras livres do município. Na ação, equipes da Guarda Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente do Cabo, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), do Centro de Vigilância Ambiental e do 18º Batalhão da Polícia Militar resgataram 33 pássaros silvestres que estavam sendo comercializados irregularmente.
Dos 33 resgatados 29 deles foram reconduzidos a uma unidade de conservação ambiental e outros 4 foram levados ao Centro de Reabilitação do CPRH, por se tratar de espécies com habitat natural no sertão do Estado.
Populares receberam a intervenção com muita satisfação. O secretário de Meio Ambiente, André Morais, declarou que os esforços de combate à pratica serão cada vez mais intensos. “Estaremos realizando monitoramentos de forma contínua para coibir a captura e a comercialização de animais silvestres”, ressaltou. “Cada animal capturado faz falta ao meio ambiente. Pedimos que a população se conscientize a não compre animais de forma irregular, nem artesanatos feitos com partes de animais, como penas coloridas. A conscientização é a maior arma para desestimular o comércio criminoso e proteger o direito à vida e a liberdade dos animais”, enfatizou.
Manter espécie nativa em cativeiro sem comprovação da origem, assim como a venda desses animais se constitui crime. De acordo com Lei Federal nº 9605/98, os animais silvestres são protegidos e não podem ser presos e nem maltratados.
Para denunciar a prática, a população pode ligar para o Disque Denúncia: (81) 3521-6681
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário