terça-feira, 29 de julho de 2014

Surfista Carlos Burle ministra palestra para alunos da Rede Municipal

palestracarlosburle-fotojoaobarbosa (6)O surfista Carlos Burle, conhecido internacionalmente por surfar as maiores ondas do mundo, ministrou uma palestra no Cabo de Santo Agostinho na noite dessa segunda-feira (28/07). A atividade aconteceu no auditório Alves Luiz Lacerda, situado no bairro de Garapu, e contou com a participação de cerca de 100 alunos da escola Municipal Antônio Benedito da Rocha. Em sua fala, ele enfatizou a importância que o esporte teve em sua vida, e como a prática é uma ferramenta de transformação.
Em 2001, na Califórnia, o multi-campeão foi responsável por surfar uma das maiores ondas já registradas no planeta, alcançando o recorde de 22 metros. É provável que ainda este ano o esportista volte ao topo do livro dos recordes, caso confirmado à veracidade da onda surfada por Burle, que ultrapassa a marca dos 30 metros, o que o consagraria, novamente, como o maior surfista de ondas gigantes do mundo.
palestracarlosburle-fotojoaobarbosa (3)Foi com esse histórico e falando sobre todas as adversidades que enfrentou para chegar até o sucesso que Carlos Burle explicou aos estudantes presentes qual p significado do esporte na vida profissional e pessoal. “Para ser sincero, eu nunca tive o sonho de ser surfista profissional. Sempre gostei muito de estar em contato com a natureza e isso me aproximou do mar e, consecutivamente, do surf. Eu não faço o que gosto, eu aprendi a gostar do que faço e isso virou uma paixão, é tudo questão de saber aproveitar as oportunidades que a vida te dá”, falou.
Ainda de acordo com Burle, é muito prazeroso e emocionante estar de volta ao Estado onde tudo começou. “Para mim é muito importante ter essa conexão direta com meu Estado, com minhas raízes. Venho anualmente para rever meus amigos e familiares”, destacou.
palestracarlosburle-fotojoaobarbosa (5)“Estar no Cabo é muito significante. Tudo começou aqui, quando tinha dois anos viemos morar numa granja que meu pai possuía aqui e o contato com a natureza era muito intenso. Hoje estou aqui para palestrar, trocar experiências e aprender com os alunos da região. Não tenho palavras para definir minha emoção e gratidão por poder ter essa oportunidade”, afirmou, Burle.
A palestra foi uma iniciativa da Prefeitura do Cabo, em parceria com a Empetur, Secretaria de Turismo, Governo de Pernambuco e Federação Pernambucana de Surf.
palestracarlosburle-fotojoaobarbosa (2)Para o secretário Executivo da Juventude e Esportes do Cabo, César Paiva, a palestra ministrada pelo surfista serviu, entre outros motivos, para reafirmar que é possível sair de uma região que sofre constantemente com o preconceito e ir mais longe, até se tornar o melhor no esporte que disputar. “A palestra de hoje é fundamental para que os esportistas do Cabo entendam que é possível, e o melhor, é provável, que consigam chegar tão longe quanto almejam. Basta que haja dedicação e foco. Carlos Burle é um exemplo disso, saiu de Pernambuco e foi em busca dos seus sonhos e objetivos. Hoje, ele é o maior surfista de ondas gigantes do mundo”, comentou.
Texto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário