Vinte representantes das secretarias de Programas Sociais, Educação e Saúde, Conselhos Tutelares e Sociedade Civil do Cabo de Santo Agostinho participaram do Seminário temático “Trabalhando famílias e Redes”, ofertado aos municípios da Mata Sul, além de mais seis municípios da RMR. O Seminário é o resultado de um trabalho iniciado em 2012 com a participação do Instituto Camargo Correa (ICC) e a Associação de Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA), de São Paulo, por meio da articulação da Gerência do Sistema Protetivo e Socioeducativo da SCJ. Desde então, vêm sendo realizadas formações continuadas junto a profissionais dos municípios. O encontro aconteceu na última sexta-feira (18/07), no Hotel Armação, em Porto de Galinhas.
A ação foi realizada pela Secretaria da Criança e da Juventude do Governo do Estado. O objetivo do evento foi qualificar a formação e a atuação no trabalho voltado à garantia dos direitos da criança e do adolescente acolhidos institucionalmente, através do fortalecimento dos vínculos familiares e do trabalho articulado da rede. O município do Cabo vai ser palco do 2º módulo, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, com local a definir.
Para a gerente de Proteção Social Especial, Maríllia Torres, o encontro foi rico em qualidade técnica e servirá como base para o fortalecimento do trabalho em rede no município do Cabo. “A metodologia apresentada durante a formação, bem como o material didático repassado serão fundamentais para complementar a instrumentalização das equipes que trabalham com nossas crianças e adolescentes em situação de acolhimento”, disse.
Durante o encontro, foram realizadas diversas palestras dentro da temática (arqueologia da violência, família, redes e gênero e o trabalho com famílias no âmbito do poder judiciário: relações intersetoriais e implicações para ações em rede). Na ocasião, foram lançadas duas obras, que ajudarão no desenvolvimento do trabalho em rede, da Coleção Novos Rumos do Neca, “Os novos rumos do trabalho com famílias” e “Novos rumos do acolhimento institucional”.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário