Alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às aulas nessa terça-feira (1º de julho) para o 2º semestre de 2014. Ao total, 30.446 alunos dos Ensinos Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e da modalidade de Jovens Adultos e Idosos retornaram às 97 escolas que compõem o sistema de educação. Já os professores reiniciaram às suas atividades um dia antes. Os profissionais participaram de reuniões pedagógicas e de formações nas instituições de ensino. Além disso, os docentes, além de dirigentes e supervisores, puderam discutir e construir coletivamente projetos e programas que serão vivenciados nas escolas até o mês de dezembro.
Para Elanne Correia, professora de História da Escola Manoel Davi Vieira da Costa, situada em Ponte dos Carvalhos, os estudantes estão na expectativa das atividades que a escola proporcionará a partir de agosto. A educadora pontuou que os projetos alusivos ao Dia do Estudante, à Semana do Folclore, à Semana da Pátria e ao Dia da Consciência Negra. Além disso, visitas ao Engenho Massangana estão entre as ações que causam mais entusiasmo entre a comunidade escolar.
Durante o segundo semestre, as escolas do município continuarão vivenciado a temática “Valorização Humana: repensando as questões sociais, étnicas e culturais” que foi subdividida em quatro eixos norteadores. No 1° bimestre, foi trabalhado o eixo “Diversidade cultual: respeitando e aceitando as diferenças”; já no segundo: “Preservação ambiental e agricultura familiar o combate à fome e à pobreza”. Por fim, nos 3° e 4° bimestres serão abordados, nas salas de aula, respectivamente, “Democracia e inclusão: por uma escola justa e igualitária” e “Liberdade x escravidão: resgatando a dignidade humana”.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da Educação/Cabo
Foto: Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário