quarta-feira, 9 de julho de 2014

Aniversário do Cabo é marcado por entrega de tablets e doação de terreno


20140709_080907.jpg
O Cabo de Santo Agostinho está em festa. As comemorações alusivas aos 137 anos de emancipação política da cidade começaram bem cedo nesta quarta-feira (9 de julho), com uma alvorada festiva, às 5h. Nesta manhã, a área externa do Centro Administrativo Municipal (CAM) recebeu centenas de pessoas, que prestigiaram a solenidade de hasteamento das bandeiras, da missa em ação de graças e da entrega de tablets a alunos da Rede Municipal de Ensino. Houve também o tradicional corte de bolo e a assinatura de doação de um terreno para construção de moradias populares.
Cabo_137ANOS_RandyAugusto(2).jpgDiversas autoridades estaduais e municipais participaram das festividades no CAM, recebidas pelo prefeito Vado da Farmácia e sua primeira-dama Débora Costa. Quem esteve presente assistiu ao hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Cabo, com a participação da Banda Filarmônica 15 de Novembro Cabense e de um coral formado por 25 alunos da Escola Antônio Benedito da Rocha. Em seguida, foi celebrada a missa de ação de graças ao aniversário, presidida pelo monsenhor Josivaldo Bezerra (vigário episcopal do Vicariato Cabo), contando com a participação do padre Severino Lourenço, da Paróquia de São José Operário, e do diácono Genival Cunha.
Ao final da missa, um vídeo produzido pela prefeitura foi apresentado aos presentes, dando destaque à história do Cabo, às belezas do município e às ações e obras recém realizadas na cidade. Outro VT, desta vez falando sobre os novos micro-ônibus que substituíram as kombis e vans que faziam o transporte alternativo em algumas localidades, foi exibido.
“Quero agradecer a presença de todos vocês por terem vindo prestigiar este grande momento, que é comemorar os 137 anos de emancipação política na nossa cidade. Assumi essa prefeitura com muita responsabilidade e desafios, mas também com muitas conquistas, e me sinto honrado por esta oportunidade. Que Deus continue derramando bênçãos sobre esta terra”, declarou Vado.
Cabo_137ANOS_RandyAugusto(11).jpgTABLETS – Na solenidade de aniversário do município, o prefeito entregou a primeira remessa de tablets a alunos da Rede Municipal de Ensino. Foram entregues 25 equipamentos a estudantes da escola Marquês do Herval, do distrito de Jussaral, e outros 25 a alunos da escola-modelo Antônio Benedito da Rocha, de Garapu. Ao todo, 10.800 tablets foram adquiridos com recursos próprios pela prefeitura e serão distribuídos no próximo semestre aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede.
“Fiquei muito feliz em participar deste evento e ganhar o tablet que vai servir para pesquisas e melhorar meu aprendizado de uma forma nova”, disse Mikaias Edson Souza, 11 anos, da escola de Garapu. Os equipamentos vão auxiliar os estudantes nas atividades escolares. Um dos objetivos é proporcionar o aprimoramento do desenvolvimento das habilidades dos alunos em disciplinas como português e matemática.
Cabo_137ANOS_RandyAugusto(12).jpgDOAÇÃO DE TERRENO – O prefeito ainda assinou na ocasião a cessão de direito de uso de um terreno de 2 hectares ao Movimento de Moradia Popular de Pernambuco (MMPP), para que a entidade construa um conjunto habitacional. Para um dos representantes do movimento, José Francisco da Silva, a doação foi uma grande conquista. “A gente vem numa luta de quatro anos e desde que Vado assumiu firmou esse compromisso com a nossa entidade, de destinar um terreno para construirmos um conjunto habitacional junto com alguns parceiros, como a Caixa Econômica Federal e o Convida Suape”, comentou Francisco.
De acordo com ele, cerca de 500 famílias serão contempladas. “Nós agradecemos muito ao prefeito Vado por essa iniciativa, por essa festa bonita, e agora vamos partir para o segundo passo, que é o de construir as casas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida”, concluiu.
Finalizando a solenidade, foi realizado o tradicional corte do bolo, sendo distribuído para todos os presentes ao som da banda Filarmônica 15 de Novembro. “Faço questão de participar todos os anos do aniversário da minha cidade, é uma alegria muito grande”, disse o agricultor José Severino Ramos, 62 anos, morador da Vila Roca.

Texto: Samantha Rúbya e Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário